Câmara Municipal entrega Comenda Porta Voz do Povo a líderes comunitários de Natal

 


Nesta quinta-feira, 05 de maio, Dia Nacional do Líder Comunitário, a Câmara Municipal de Natal entregou a Comenda Porta Voz do Povo, criada por proposição do vereador Milklei Leite (PV), para ser outorgada pela Casa, em sessão solene, aos líderes comunitários da cidade indicados anualmente pelos vereadores da capital potiguar.

“A Comenda Porta Voz do Povo visa homenagear os responsáveis por levar à Prefeitura e trazer à Câmara dos Vereadores as preocupações e anseios da população. Para serem merecedores dessa honraria, os indicados devem ter notórios serviços prestados à nossa cidade e conduta ilibada”, explicou o propositor. “Eu sou líder comunitário e estou vereador. Em outras palavras, essa Comenda se propõe a evidenciar à sociedade os líderes comunitários, dirigentes de associações de moradores e de entidades afins, bem como cidadãos notadamente considerados importantes em suas comunidades, que, por meio de um trabalho altruísta e compromissado com seus representados, buscam melhorias na qualidade de vida das pessoas, sempre colocando os interesses coletivos acima de seus interesses individuais”, justificou, acrescentando que cada líder comunitário é um vereador sem remuneração.

O Dia Nacional do Líder Comunitário foi instituído pela Lei Federal nº 11.287, de 27 de março de 2006, para destacar reconhecimento a cidadãos que, como representantes, mantém suas comunidades parceiras do Poder Público Municipal.

Líder comunitário há 20 anos, José Carlos Bezerra Faustino, atualmente à frente da Associação Comunitária do Eldorado, define a missão como lidar com famílias, o que para ele ganhou ainda mais importância depois da pandemia, quando os menos favorecidos estão ainda mais carentes nas questões sociais. “Somos o contato direto com o cidadão e hoje recebo essa Comenda como uma homenagem não apenas a mim, mas a todos que junto comigo realizam esse trabalho na nossa comunidade”, destacou.

Compuseram a mesa da sessão solene o deputado estadual Ubaldo Fernandes, representando a Assembleia Legislativa; o secretário adjunto da Sethas, Adriano Gomes, representando o Governo do Estado; o presidente da Federação para a Paz Universal (UPF/RN), Edivan Ribeiro, e o presidente da Federação das Entidades Comunitárias e Associações Potiguares do Rio Grande do Norte (Fecap/RN), Fernando Luiz.