Governo entrega reforma e ampliação da Escola Estadual Auta de Souza





Unidade de ensino conta com quadra poliesportiva, novas salas de aula e projeto de acessibilidade

 

A obra de reforma da centenária Escola Estadual Auta de Souza, mais antiga de Macaíba, foi oficialmente entregue pela governadora Fátima Bezerra nesta segunda-feira (25), depois de receber uma grande obra de reestruturação, concluída ainda em 2020 pelo Governo do Estado. Os mais de 600 estudantes dos ensinos Fundamental II, Médio e de Jovens e Adultos (EJA) agora contam com um prédio acessível, seguro e confortável.

 

“Começamos a reforma dessa escola do zero em nossa gestão e hoje entregamos oficialmente à comunidade um prédio bonito e funcional, que proporcionará aos nossos alunos educação de qualidade. Que essa escola continue a ser a referência que sempre foi para Macaíba”, disse a governadora Fátima Bezerra.

 

O prédio onde funciona a escola já foi a residência da escritora Auta de Souza, filha ilustre do município de Macaíba e reconhecida em todo o Brasil. A unidade tem 110 anos de fundação e há pelo menos duas décadas a comunidade escolar esperava por essa reforma, que incluiu ampliação das salas com instalação de aparelhos de ar-condicionado, construção de banheiros, nova copa e cozinha, refeitório, ampliação da biblioteca, novos laboratórios de ciências e informática.

 

São sete novas salas de aula, sala de professores, de diretoria e depósitos. Também foi construída uma quadra poliesportiva no piso superior, equipada com plataforma para acessibilidade, que era um pleito antigo dos estudantes.

 

“Agora os estudantes da Auta de Souza têm a estrutura necessária para receber educação de qualidade e essa escola pode continuar sendo referência para o município. Vamos juntos fazer essa transformação e trabalhar para melhorar a educação dos jovens de Macaíba”, destacou o secretário de Educação, Getúlio Marques.

 

O secretário de Infraestrutura, Gustavo Coelho, ressaltou o esforço integrado das secretarias envolvidas para concluir a reforma e entregar a escola à comunidade. “Desde 2020 que as obras foram concluídas e recentemente, com o retorno das aulas presenciais, os estudantes começaram a usufruir desse equipamento, que oferece mais conforto, segurança e dignidade para alunos, professores e funcionários”, emendou. O titular da pasta está respondendo pelo Projeto Governo Cidadão.

 

A diretora da escola Ana Maria Araújo destacou que ver a escola reformada e ocupada pelos alunos é como um sonho realizado. “Recebemos a escola, mas devido à pandemia não podíamos ocupá-la. Ver os corredores e as salas de aula cheios de alunos nos alegra e motiva a zelar por este patrimônio que recebemos”, disse.

 

Participaram da solenidade de inauguração a secretária adjunta de Educação, Márcia Gurgel, o presidente da Fundação José Augusto, Crispiniano Neto, o prefeito de Macaíba, Emídio Júnior, a deputada Isolda Dantas e os deputados Francisco do PT e Kleber Rodrigues.