Líderes chamam atenção para pagamento de emendas parlamentares e segurança dos ciclistas

 


Primeiro orador no horário dos líderes durante a sessão plenária desta terça-feira (26), o deputado José Dias (PSDB) cobrou ao governo estadual o pagamento das emendas parlamentares. O deputado justificou que muitos municípios estão sendo prejudicados, aguardando obras importantes. “Em 2019 cada deputado apresentou cerca de R$ 1,8 milhão em emendas. Das que apresentei, não foi liberado um centavo”, observou o deputado.

José Dias disse que as emendas foram direcionadas aos municípios. “Não estou defendendo interesse político, porque a liberação é legal, obrigatória, moral”, afirmou o parlamentar, citando alguns municípios que não receberam emendas destinadas pelo seu mandato, como Macaíba, Lagoa de Pedras, Santana do Matos, Bodó, Jundiá, Guamaré, Lages Pintada, Pedra Grande, entre outros.

Ciclistas

A necessidade de mais segurança para os ciclistas potiguares foi o tema do pronunciamento do deputado Subtenente Eliabe (SDD). O parlamentar lamentou o recente acidente que atingiu quatro ciclistas, com a morte de três deles, e destacou o Primeiro Passeio Ciclístico, em Extremoz, que reuniu mais de 300 participantes, organizado pela Associação dos Ciclistas do RN, Fabiano Silva, com apoio do capitão Vinício e de sua equipe.

“Esta atividade tem ganhado cada vez mais praticantes no Rio Grande do Norte e  do ponto de vista da saúde é muito importante, pela mobilidade, de casa pro trabalho e uma atividade ambientalmente sustentável. Por isso é importante que seja fomentada para que sejam criadas condições propícias para os ciclistas”, disse.

O deputado disse que em relação ao tema, seu mandato apresentou requerimentos para a instalação de redutores de velocidade, sinalização e limpeza das ciclovias. “Cobramos das autoridades o apoio e a estrutura para que esta atividade seja de fato potencializada”, disse.

Subtenente Eliabe disse que os condutores precisam reconhecer a importância dessa atividade “e também respeitar o código de trânsito que estabelece normas em relação ao trato dos ciclistas”.

Ao finalizar, disse que seu mandato não irá medir esforços para apoiar a associação dos ciclistas. “Esse acidente poderia ser evitado e nosso mandato está cobrando e acompanhando as iniciativas que visem reconhecer o ciclismo como importante para saúde, meio ambiente e mobilidade, bem como na infraestrutura, é preciso ter esse respeito, pois trânsito é cidadania”, disse.