Projeto de suporte terapêutico gratuito para familiares de dependentes químicos abre inscrições em Natal

 


O Grupo Terapêutico Renovar está com vagas abertas, em Natal, para dar suporte a familiares que convivem com pessoas que fazem uso abusivo de álcool e outras drogas. As inscrições seguem até o dia 4 de maio, das 8h às 21h, através do telefone (84) 3216-8607.

O projeto faz parte das atividades do Serviço Integrado de Psicologia (SIP) da Universidade Potiguar (UnP) e busca minimizar o sofrimento com apoio mútuo em grupo. Dessa maneira, os encontros acontecerão todas às quartas-feiras dos meses de maio e junho, a partir do próximo dia 4, sempre às 19h. Os atendimentos serão presenciais na Sala de Atividades Grupais do SIP, localizada na Unidade Roberto Freire.

Professora doutora responsável pela iniciativa, Maria Aparecida França explica que o projeto se mostra importante frente aos dados divulgados pelo Ministério da Saúde, que atestou um aumento expressivo de 54% nos atendimentos de dependentes químicos durante a quarentena, intensificando o sofrimento das pessoas que convivem com esse público.

“É importante que familiares e amigos se sintam apoiados e possam acessar informações sobre o manejo da problemática, formas de tratamento e do próprio autocuidado. O sentido disso tudo é proporcionar uma convivência mais saudável, minimizando conflitos e o sofrimento”, explica a docente.

Devidamente supervisionadas, as atividades oferecidas pelo Grupo Terapêutico Renovar são realizadas por alunos concluintes do curso de Psicologia. “A missão da equipe vai além de conscientizar sobre o vício, proporcionando um trabalho direcionado a contribuir para melhorar a qualidade de vida e evitar o adoecimento mental de familiares, a partir de um trabalho de gerenciamento de danos”, pontua a professora Maria Aparecida França.