Idosa de 99 anos volta para casa após passar 7 dias internada com Covid-19 na Grande Natal

 


Uma idosa de 99 anos voltou para casa após passar sete dias em um leito clínico voltado para pacientes com Covid-19 em São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal.

A família da dona Peregrina Exaltação dos Santos e a Secretaria Municipal de Saúde atribuíram o quadro mais tranquilo da doença na idosa à vacinação contra a doença. Ela já havia tomado as três doses.

Dona peregrina deve completar 100 anos de idade no dia 30 de abril. Segundo a família, sempre houve muito cuidado com ela, durante a pandemia, mas no dia 25 de janeiro a idosa testou positivo para a Covid-19. A situação deixou a família preocupada.

"Claro que a preocupação existe, devido à idade dela, avançada, mas não tão grande, porque ela estava estável, não precisou de UTI. Não houve aquela preocupação tão intensa, como se ela não estivesse vacinada, porque ai sim o vírus seria bem pior", diz o neto, Carlos José Santos.

Peregrina ficou internada sete dias no Hospital de São Gonçalo do Amarante e não precisou de UTI.

Ela já tinha concluído o esquema vacinal contra a Covid-19 em outubro de 2021 e a família atribui a isso o fato de ela não ter desenvolvido sintomas mais graves da doença. Ela precisou usar máscara de oxigênio apenas por um dia, "graças à ciência e às vacina que ela tomou", diz o neto.

O secretário de Saúde do município, Jalmir Simões da Costa, explicou que a paciente chegou ao hospital com a saturação abaixo do normal, permaneceu em um leito clínico e deixou a unidade sem nenhuma sequela, diferente da situação de outros pacientes que, segundo ele, têm chegado ao hospital sem o ciclo vacinal completo.

"Diferente dos demais, dona Peregrina nos deixou uma lição que a vacina salva vidas. Ela tomou a terceira dose em outubro de 2021 e foi salva. A vacina salva. Infelizmente, os demais pacientes que estão chegando, em sua maioria, não têm o ciclo vacinal completo", declarou.

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, a maior parte dos pacientes internados com quadro grave de Covid em unidades de tratamento intensivo da rede pública no RN é de pessoas que não completaram o ciclo vacinal contra a doença.


G1 RN