Empreendedores do RN conhecem as tendências mundiais para o varejo

 


Em evento promovido pela Fecomércio e pelo Fórum Negócios, o consultor Fred Alecrim apresentou ideias e conceitos expostos na NRF 2022, em Nova Iorque 

 

Os empreendedores potiguares conheceram, nesta segunda-feira (7), as tendências do varejo mundial. Em palestra promovida pela Fecomércio e pelo Fórum de Negócios, o consultor Fred Alecrim apresentou aos empresários alguns posicionamentos para vendas no varejo apresentados na National Retail Federation, a NRF, que acontece anualmente em Nova Iorque. 

 

O diretor de Inovação e Competitividade da Fecomércio RN, Luciano Kleiber, que representou o presidente Marcelo Queiroz no evento, apontou que a pandemia trouxe impactos significativos para os negócios, porém, trouxe à tona movimentos, ações, que agilizaram o mercado do varejo, principalmente com o uso da tecnologia. 

 

“Com a pandemia, o comércio passou por uma nova fase, se reformulando completamente. Mudou os hábitos de consumo, a maneira de comunicar e se relacionar com o seu cliente e efetivar a vendar. Se o empresário continuar combinando o varejo com as tendências da internet, aprimorando em novos produtos, experiência de compra, relacionamento com o consumidor, o avanço e o crescimento serão exponenciais”, comentou Kleiber. 

 

Apresentando o que foi mostrado durante os dias da NRF, o consultor Fred Alecrim trouxe aos cerca de 150 empresário potiguares presentes, as quatro ideias de varejo amplamente debatida. 

 

O Varejo Imersivo, que une loja física, e-commerce e metaverso, a realidade aumentada que será muito popular no futuro; o Varejo Consciente, que envolve ambiente, social e governança voltada a sustentabilidade e a consciência do que a marca deseja passar para o consumidor; o Varejo Ágil, que trabalha a entrega rápida, instantânea do produto ao seu cliente, investindo assim em logística; e o Varejo Próximo, que é a valorização do varejo local, das lojas próximas ao seu consumidor. 

 

“No varejo, a gente tem a tendência, pendência e urgência. Exemplo, uma coisa que já é urgência, são as redes sociais, social commerce (vendas na rede social), transformação digital, são temáticas que se trabalham desde 2019. Quem não está no mundo on-line está off para o consumidor, por não estar onde o consumidor está. Por isso que é importante saber as tendências, mapear e ver que algumas já são pendencias, urgências”, comentou Fred. 

 

Para o consultor, o varejo potiguar evoluiu nos últimos anos, onde já se vê operações dentro das tendências. “Existe empreendedores inovadores, que estão antenados com tudo, seja porque viajam, pesquisam, estudam, ou que tem dentro de si, no DNA. A gente precisa transformar isso em um movimento”, pontou. Além disso, o consultor conta que a pandemia acelerou muito os processos de vendas, com alternativas que o negócio já poderia oferecer sem o momento crítico decretado em 2020. 

 

“Tem gente que tem a mentalidade de só fazer quando precisa, o reativo. E quando se é reativo, acaba perdendo o tempo do negócio, que já era para estar acontecendo. Na pandemia a gente viu o delivery, takeaway, várias coisas que surgiram no período, mas o negócio já poderia oferecer ao consumidor. Só acontecer porque era a única maneira que ele poderia vender, se não ele fechava”, concluiu. 

 

Além dos empresários de diversos segmentos, estiveram presentes o vice-presidente da Fecomércio RN, Itamar Manso Maciel; o presidente do Secovi RN, Renato Gomes; diretores do Sistema Fecomércio, Sesc e Senac e presidentes e dirigentes de entidades empresariais.