Convênio entre Senac e Setur RN inicia curso Técnico de Guia de Turismo para profissionais que irão atuar no Vale do Açu


 O Senac RN, por meio de convênio com a Secretaria de Turismo do RN – Setur, lançou nesta segunda-feira (07), a primeira turma do curso Técnico em Guia do Turismo direcionada aos profissionais que atuam na região do Vale do Açu. Viabilizada por meio de verba parlamentar do mandato da deputada federal Natália Bonavides, a turma irá formar 30 profissionais que irão atuar nos municípios de Assú, Carnaubais, Itajá, Ipanguaçu, Macau, Pendências e Porto do Mangue, uma iniciativa que tem como foco promover o desenvolvimento e valorização da atividade turística na região.

O diretor de educação profissional de Senac RN, Gedson Nunes, participou da cerimônia de abertura do curso e destacou os benefícios que a qualificação profissional nessa área trará ao desenvolvimento socioeconômico do estado.

“O curso de Técnico em Guia de Turismo do Senac contempla uma carga de 800 horas, com execução de uma metodologia focada em habilitar o aluno a ser o profissional responsável pela recepção, condução e assistência sobre aspectos socioculturais, históricos, ambientais e geográficos das localidades visitadas, além de ensiná-lo a organizar novos roteiros e itinerários turísticos, considerando os interesses e as necessidades do visitante e da localidade, ou seja, um profissional que irá atuar diretamente na manutenção e desenvolvimento do segmento turístico. Em poucos meses a região do Vale do Açu do RN irá contar com um corpo de profissionais que irá atender, com a excelência da formação Senac, o mercado turístico local”, disse o diretor.

Animado com início dos estudos, o aluno Alexandre Costa, falou sobre a expectativa de inserir a formação na carreira profissional.

“Esse é um curso que está cada vez mais valorizado e ter a oportunidade de estudar no Senac eleva minhas expectativas. Ter na minha formação uma capacitação em uma instituição que é reconhecida pela excelência irá engrandecer o meu currículo e acredito que fara de mim um profissional mais respeitado”, disse Alexandre.

A iniciativa em formar uma turma de Guia de Turismo para essa região surgiu de demandas do Fórum Caminhos das Águas Doces, organização que, entre outros pleitos, reúne municípios do Vale do Açu na discussão de ações e projetos que visem enaltecer o segmento do turismo na região. A secretária de turismo do RN, Ana Maria Costa, pontuou a parceria da Setur com o Senac como fundamental para atender o pedido do Fórum.

“O Senac é referência não só no RN, mas no Brasil e nós temos uma parceria muito forte com essa instituição, com oferta de várias capacitações. Esse é mais um curso e dessa vez irá envolver sete municípios do Vale do Açu, eu não tenho dúvida de que é o Senac a instituição que poderá oferecer um curso de alta qualidade e que vai atender uma demanda nossa, que é a formação de profissionais de excelência em guia do turismo”, destacou a secretária.

Além dos já citados, participaram da cerimônia de inauguração da turma, a deputada federal Natália Bonavides, o presidente do Sindivarejo Assú, Francisco de Assis Barbosa, o coordenador do Fórum Caminhos das Águas Doces, Flavio Felipe, a prefeita de Carnaubais, Marileide Diniz, a vice-prefeita de Itajá, Francisca Edinalva, o presidente da CDL Assú, João Nogueira, o gestor regional do Senac, Benjamin Garcia, a coordenadora da área de Turismo do Senac RN, Louise Matias, além de secretários municipais das cidades contempladas.