"Bode Bé" - novo canal de vídeos animados traz o universo da cultura nordestina para a primeira infância


Idealizado pelos irmãos Rafael Barbosa e Juliana Linhares, com a produção musical de Beto Lemos e ilustração de Miguel Carvalho, o “Bode Bé” é um novo canal de vídeos animados que busca trazer a estética regional da cultura nordestina para musicalização infantil das crianças, especialmente na primeira infância. O projeto lança novo vídeo nesta sexta-feira (11), no  seu canal no Youtube.

As crianças atualmente são estimuladas com produções com sotaques do Sudeste, ou com estética musical estrangeira; o Bode Bé traz vídeos musicais nos ritmos de axé, xote, forró, maracatu, xaxado e baião, com temas que vão desde as tradições culturais, como o São João, até temas importantes como a vacinação, levando cultura e educação para os pequenos.

Neste ano o projeto entregará 15 canções inéditas com personagens originais, que também serão lançadas em formato digital para todas as plataformas de streaming musical, com distribuição gratuita. A realização dará prioridade aos artistas locais, inclusive com parceria com um estúdio sediado em Natal, o Studio Gepetta - estúdio de animação e edição audiovisual, fruto da incubadora do Instituto Metrópole Digital da UFRN.

“Eu sempre quis fazer um projeto musical voltado pra infância porque acho importante cuidar do que oferecemos pros nossos pequenos. O que a gente apresenta na primeira infância constrói muita coisa do que a criança pode vir a ser. Fico muito feliz em colocar minha voz no Bode Bé. Os vídeos e as canções têm o cuidado em mostrar um conteúdo de qualidade, com pensamento de educar e musicalizar, além de valorizar o que vem do Nordeste e ajudar as crianças a crescerem com alguma representatividade no que elas veem nas telinhas", destaca Juliana Linhares.

Os personagens que compõe as histórias são sete bichinhos apaixonados pela música nordestina que se uniram em uma família diversa e animada que canta e dança para crianças de todas as idades: o Bode Bé é o mais velho de todos, o grande sábio e conselheiro da turma, acolhe todos os amigos e é um cantor primoroso, dos mais importantes bichinhos do sertão; a Manduá é uma tamanduá sanfoneira, a mais doce e sonhadora, está sempre tocando músicas bonitas pro céu estrelado; a Tuta é a tatuzinha mais esperta e animada da turma, vive atrás de uma festa pra dançar e fazer suas apresentações e números teatrais; a Piba é a capivara zabumbeira, a mais atrapalhada e engraçada, está sempre confusa e fazendo os outros rirem; o Lango é o calango tocador de triângulo, estudioso e falante, fã das personalidades do sertão, está sempre contando um causo novo; o Papa é um preá que gosta da natureza e da espiritualidade, tem a voz mansa, é calmo e amante das coisas simples. É o cozinheiro da turma; e a Lina é a galinha de estimação da turma, comilona e adora pipoca.

Rafael ressalta a importância do projeto para a educação musical das crianças: “O Bode Bé é a personificação de um sonho de pai, que queria que seu filho pudesse ouvir músicas com nosso jeito e nosso sotaque, além das opções adultas. Sempre me levava para algum lugar de desconforto ouvir filhos dos amigos falando com sotaque sudestino devido à grande influência dos desenhos animados e programas de TV, em sua ampla maioria dublados por atores do sudeste brasileiro. O Brasil é muito mais plural que isso, e a região Nordeste tem muita riqueza cultural para ficar tão à margem do desenvolvimento das nossas crianças. Elas merecem ter uma referência, um herói, um boneco que seja, que fale como elas e seus pais, que cante em ritmos tradicionais, como o forró, baião, frevo, maracatu, axé, samba-reggae, e que possa ajudá-las no percurso de cada desenvolvimento individual, fortalecendo o orgulho que temos das nossas raízes e da nossa cultura.”

E fala sobre a expectativa de concretização do projeto: “Espero que neste ano de 2022 consigamos lançar vários vídeos novos inéditos, e ainda temos um banco de canções para os anos seguintes. Com isso, tenho a expectativa de conseguir uma forma de perenizar a produção e poder seguir crescendo nosso canal do YouTube e nossas outras mídias sociais, e chegarmos em mais e mais famílias no Nordeste, no país inteiro e até, quem sabe, em outros países lusófonos. Além disso, temos planos de produzir mais podcasts de contação de histórias, livros de colorir e de literatura infantil e outros produtos com a cara do Bode Bé. No fundo do coração, o que mais espero é que as pessoas curtam, escutem, aprendam as músicas e possam incluir as músicas do Bode Bé naquele repertório de canções de família.”

O projeto “Bode Bé” foi viabilizado graças ao Programa Djalma Maranhão de Incentivo à Cultura, da Prefeitura do Natal, com patrocínio da Unimed Natal e do Colégio CEI.

 SERVIÇO:

Bode Bé

Novo vídeo: Sexta-feira, 11 de fevereiro

Canal: https://www.youtube.com/c/BodeBé/

Siga: @bodebeoficial