Mulher é imobilizada por PM com criança no colo

 


Um vídeo que circula nas redes sociais desde a noite desta sexta-feira (5) mostra uma mulher, de 18 anos, sendo imobilizada por um policial militar enquanto estava com uma criança no colo.

O caso aconteceu no na cidade de Itabira, no estado de Minas Gerais. Nas imagens, o policial é visto aplicando um golpe para imobilizar a mulher. Ele coloca o joelho no pescoço dela, que cai no chão com a criança ainda no colo.

As imagens causaram revolta em muitos internautas, que associaram as imagens ao caso de George Floyd, nos Estados Unidos, morto após ser imobilizado de forma semelhante pela polícia.

A mulher é mãe das duas crianças que aparecem no vídeo. O filho mais velho tenta defender a mãe durante a abordagem, mas é impedido por um dos policiais.

Nas redes sociais, usuários afirmaram que a ação foi violenta e que faltou treinamento por parte dos militares. Em nota, a Polícia Militar (PM) disse que a criança não sofreu nenhuma lesão.

De acordo com a PM, a mulher e o companheiro, de 25 anos, foram presos por porte ilegal de armas.

Nota da Polícia Militar na íntegra

A Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) esclarece que no início da noite dessa sexta-feira (05/11/21), na cidade de Itabira, região Central de Minas, realizou a prisão em flagrante de um casal por porte ilegal de arma de fogo e munições.

Durante a abordagem foram apreendidas quatro munições calibre .32 com o homem. Para impedir a apreensão da arma de fogo que estava consigo, a mulher se agarrou a uma criança, usando-a como escudo humano e se recusando a largá-la.

Além da arma de fogo e das munições, uma touca ninja também foi apreendida com o casal.

Sobre a atuação policial, a PMMG esclarece ainda que os fatos serão apurados pela instituição em procedimento administrativo.