Magalu lança curso gratuito de programação para pessoas com 40 anos ou mais

 


Magazine Luiza anunciou nesta semana um programa de tecnologia gratuito voltado para pessoas com 40 anos ou mais. Segundo a varejista, a inciativa tem o objetivo de ajudar a inserir a população dessa faixa etária no mercado de trabalho.

“Desenvolve 40+” vai oferecer 100 bolsas de formação em tecnologia (Python), sendo 50% destinadas a pessoas autodeclaradas pretas ou pardas.

O curso terá duração de três meses. Com 200 horas de carga horária, o Desenvolve 40+ será dividido em 108 horas de aulas remotas ao vivo e 92 de conteúdo assíncrono online, o que possibilita ao aprendiz acessar o material no horário mais adequado para ele.

A formação abrange desde os primeiros conceitos de programação até os níveis complexos da linguagem Python, informa o Magalu.

“A proposta da iniciativa é gerar inclusão geracional no Luizalabs, formando programadores para uma área que sofre com a escassez de mão de obra e, ainda, inserir profissionais de 40 anos ou mais, que também são afetados pelas dificuldades do mercado de trabalho”, diz a empresa.

A área de tecnologia do Magalu, o Luizalabs, tem apenas 14,2% dos profissionais contratados com 40 anos ou mais.

Além da falta de oportunidades para os indivíduos dessa idade, a mão de obra escassa no mercado é outro fator que o projeto leva em consideração.

Um estudo da Brasscom (Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação) aponta que, desde 2019, seria necessário contratar 70 mil pessoas por ano para cobrir as demandas do setor até 2024.

Pré-requisitos

Para se inscrever no programa, o profissional não precisa possuir conhecimento prévio em tecnologia.

A pessoa deve ter obrigatoriamente 40 anos ou mais, ensino médio completo, morar no Brasil e disponibilidade para assistir aula online às segundas, quartas e sextas, das 19h às 22h.

As inscrições estão abertas até o dia 22 de novembro. É possível realizar a inscrição por meio do site do programa.