Vereadora Nina cobra agilidade na garantia dos direitos do servidor público


Durante pronunciamento na sessão ordinária desta quinta-feira (05), na Câmara Municipal de Natal, a vereadora Nina (PDT) chamou atenção mais uma vez para a aplicação dos direitos dos servidores públicos da capital potiguar. A parlamentar atentou ao Executivo Municipal quanto às questões ligadas aos quinquênios, incorporação de gratificações, evolução em decorrência de promoções, alguns dos direitos que não estão sendo concedidos no tempo correto.

“Nós temos servidores distribuídos em várias pastas. E claro, eles possuem planos de cargos e salários. Quando eles adquirem o direito à progressão, dão entrada em um processo administrativo para requerer o que lhe é devido. A tramitação acontece com todos os pareceres favoráveis. Mas quando chega a hora do governo aplicar, não defere. Então, o  servidor precisa entrar com um novo processo na justiça e, só desse modo, consegue garantir o que lhe é devido", destacou a parlamentar.

E a questão vai além da burocracia e do tempo gasto. Nina enfatiza que as decisões do município  acabam gerando problemas não apenas para o servidor, que precisa contratar um advogado e iniciar uma ação judicial para obter o que a administração já reconheceu ser seu, mas também para os cofres públicos, pelo fato de que tais processos terminam trazendo prejuízos ao erário. Ela destaca que o excesso de demandas judiciais sobrecarrega o trabalho da Procuradoria, que recebe uma gama enorme de processos para defender o município, gerando desserviço para a municipalidade.

"O governo necessita estruturar uma melhor forma de planejamento, para garantir o que é devido. Se já não tem como pagar o valor inicial do servidor, quiçá com os adendos! Precisamos dialogar para que isso seja redimensionado e para que o direito do trabalhador seja concedido no prazo correto, gerando também uma economia para os cofres públicos", finalizou a vereadora.