ALRN celebra personalidades que fortalecem o RN com Medalhas do Mérito

 

10/12/2025

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte realizou, nesta quarta-feira (10), a Sessão Solene de entrega das Medalhas do Mérito, uma das mais tradicionais e significativas celebrações do calendário institucional do Parlamento potiguar. Em ambiente marcado pela solenidade e pelo reconhecimento público, a Casa Legislativa prestou homenagem a personalidades cujas contribuições têm repercussão direta no fortalecimento das políticas públicas, na promoção da cidadania e no desenvolvimento do Estado.

Proposta pelo presidente da Assembleia, deputado Ezequiel Ferreira (PSDB), a solenidade reafirma o compromisso da Instituição com a valorização de trajetórias que, pela dedicação ao interesse coletivo, se convertem em patrimônio moral e social do Rio Grande do Norte. Embora concebida na esfera da Presidência, a cerimônia reflete a natureza plural do Poder Legislativo, reunindo a participação dos 24 deputados estaduais, responsáveis pela indicação dos agraciados que, em suas respectivas áreas de atuação, contribuem para o aprimoramento da vida pública e para o avanço das políticas estruturantes do Estado.

Ao abrir a cerimônia, o presidente Ezequiel Ferreira salientou o caráter essencial das homenagens, destacando que a distinção conferida pela Casa não se funda em critérios protocolares, mas no reconhecimento de méritos concretos. “A Medalha de Honra da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte não distingue por vaidade, mas por merecimento. Ela reconhece mulheres e homens que escolheram o caminho mais difícil, o de servir, educar, cuidar, ensinar, proteger, criar, governar, pesquisar, evangelizar, curar, lutar, transformar”, declarou, reafirmando o papel do Parlamento como instituição sensível às ações que fortalecem a vida pública.

Nesse contexto, foram concedidas algumas das mais tradicionais honrarias outorgadas pela Assembleia Legislativa: o Mérito Legislativo; o Mérito Social “Maria do Céu Fernandes”; o Mérito Cultural “Câmara Cascudo”; o Mérito Educacional “Noilde Ramalho”; o Mérito Esportivo “Marinho Chagas”; o Mérito em Direitos Humanos “Marcos Dionísio”; além das Medalhas de Segurança Pública e Defesa Social e de Trabalho Voluntário “Irmã Lúcia Montenegro”. Concedidas em reconhecimento a diferentes frentes de atuação, essas distinções compõem um conjunto representativo da diversidade de iniciativas que qualificam o serviço público, fortalecem a cultura, impulsionam a inovação social e reafirmam valores essenciais à convivência democrática.

A solenidade destacou mais de vinte homenageados, entre servidores públicos, educadores, artistas, profissionais da segurança, lideranças comunitárias e voluntários, cujas contribuições repercutem na construção de um Estado mais dinâmico, inclusivo e comprometido com o bem-estar coletivo. Também foram reverenciadas, in memoriam, personalidades que deixaram legado de relevante significado histórico e humanitário, como Cândida Maria de Araújo Bezerra e Roberto Brandão Furtado, cujas trajetórias continuam a inspirar o serviço público potiguar.

Em nome dos homenageados, o vice-governador Walter Alves (MDB) ressaltou as potencialidades econômicas e sociais do Rio Grande do Norte, alinhando-as ao compromisso institucional da Assembleia Legislativa com o futuro do RN. “Parabenizo todos os agraciados e reafirmo meu entusiasmo por este Estado rico e próspero. Temos litoral extenso, sol, sal, petróleo, fruticultura, energias renováveis, eólica, solar, hidrogênio verde. A perspectiva é a melhor possível, e o futuro do Rio Grande do Norte passa, diretamente, por esta Casa Legislativa”, afirmou, destacando a relevância do Poder Legislativo na consolidação de políticas públicas estruturantes.

Mais do que celebrar contribuições individuais, o evento reafirmou a missão institucional da Assembleia Legislativa de valorizar pessoas, promover a excelência do serviço público e fortalecer os vínculos históricos e democráticos entre o Poder Legislativo e a sociedade do Rio Grande do Norte.

 

HOMENAGEADOS

•             Cândida Maria de Araújo Bezerra (in memoriam) – Medalha do Mérito Cultural

•             Carlos Sávio da Costa Ribeiro – Medalha do Mérito em Trabalho Voluntário

•             Carlos Thompson Costa Fernandes – Medalha do Mérito Legislativo

•             Cristiano Cristóstomo Nunes – Medalha do Mérito Esportivo

•             Erico André – Medalha do Mérito Educacional

•             Felipe Pereira Alves – Medalha do Mérito Cultural

•             Gilson Alves da Silva – Medalha do Mérito Educacional

•             Gutenberg Medeiros Costa – Medalha do Mérito Cultural

•             Hosanária Galvão – Medalha do Mérito Educacional

•             Ten. Cel. Inácio Brilhante de Araújo Filho – Medalha do Mérito em Segurança Pública e Defesa Social

•             José Alves Vieira – Medalha do Mérito Cultural

•             José Carlos Martins da Silva – Medalha do Mérito em Direitos Humanos

•             José Luiz Soares – Cacique Luiz Katu – Medalha do Mérito Cultural

•             Coronel Luiz Monteiro da Silva Júnior – Medalha do Mérito em Segurança Pública e Defesa Social

•             Márcia Belarmino dos Santos – Medalha do Mérito em Trabalho Voluntário

•             Marcos Bezerra Abbott Galvão – Medalha do Mérito Legislativo

•             Osnir de Oliveira Monte – Medalha do Mérito Legislativo

•             Raquelle Braz Farias – Medalha do Mérito em Trabalho Voluntário

•             Ricardo Bitencourt Leite – Medalha do Mérito Legislativo

•             Roberto Brandão Furtado (in memoriam) – Medalha do Mérito em Direitos Humanos

•             Sebastiana Maria de Medeiros Filha – Medalha do Mérito Cultural

•             Suiane Cunha Sousa Oliveira – Medalha do Mérito Social

•             Tales Eduardo da Silva Barros – Medalha do Mérito em Segurança Pública e Defesa Social

•             Walmary Costa – Medalha do Mérito em Segurança Pública e Defesa Social

•             Walter Pereira Alves – Medalha do Mérito Legislativo