Influência, propósito e lucro: Carnatal mergulha em temas estratégicos para quem quer vender mais
"Investir em grandes eventos é garantir um retorno expressivo que potencializa o crescimento de pequenos negócios.", enfatizou Malu Fontes, vice-presidente da CDL Natal, ao propor iniciativas que complementam o setor eventos, pelo baixo custo, alta margem, giro rápido, estar no hype (moda) e produtos instagramáveis. Visão compartilhada por Igor Freire, empresário do Seu Boné e da Carbone Educação, que sugeriu soluções "smart" (pequena) de risco controlado com estoque perecível baixo, produto fácil de precificar, poucos custos fixos e que funcionem em qualquer evento: carnaval, festivais, vaquejadas, micaretas, shows, feiras, encontros esportivos.
"Grandes eventos não são apenas festas - são ecossistemas temporários onde pequenas empresas podem crescer rápido, testar ideias, validar produtos e escalar. Oportunidade não é uma questão de tamanho, é uma questão de olhar. Quem identifica a dor primeiro, ganha o jogo.", provocou Dani Mafra, Head ESG no Carnatal. Já Loamy Fonseca, gestor da Be.Move, externou a preocupação para que os futuros investidores atentem para as novas tendências. “Os hábitos de consumo estão mudando rapidamente. E cada geração tem suas preferências. Estar atento ao produto certo para cada faixa etária é um desafio que não pode ser deixado de lado.”, explicou.
Ter um propósito. Em resumo foi a resposta para a questão “Como influenciar pessoas e vender mais”, para o bate-papo com Diana Petta (marketing Natal Shopping), Gabriella Aguiar (empresária de influenciadores) e Lívia Vilela (influenciadora). “De início a parceria do Natal Shopping com o Carnatal visava o fluxo de clientes. Mas foi muito além disso, com ganho de valor para ambas as marcas. Novos negócios foram gerados, impactou-se o lojistas e o que era visão comercial passou a ter propósito dentro do ecossistema criado pelo Carnatal e encapando pelo Natal Shopping, o Shopping Oficial do Carnatal”, disse Diana Petta.
Gabriella Aguiar, empresária de influenciadores, e a influenciadora Lívia Vilela, deram contribuições a partir da experiência de cada uma, propondo a postagem de narrativas completas nas redes sociais para o antes, o durante e o pós evento, sem a preocupação com a proposta comercial tradicional. “Impactar, do seu jeito tem muito mais verdade em cada conteúdo”, concordaram Gabriella Aguiar e Lívia Vilela.
Ao final, Antônio Torres, diretor de marketing do Carnatal e da Clap Entretenimento, assegurou que a 1ª Semana de Negócios Carnatal foi um pontapé para o que está sendo programado para 2026. “Mais dias, eventos mais robustos e novas iniciativas de interação do público com os palestrantes”, disse Antônio Torres já convidando os 230 inscritos para as palestras presenciais e, também, os internautas que estavam pela transmissão online no canal do Carnatal no YouTube.
Sobre o Carnatal
A 34ª edição do evento acontece de 5 a 7 de dezembro, no Largo e Arena das Dunas, com 16 atrações, 36 horas de festa para mais de 125 mil pessoas. A Cidade Carnatal conta com grandes marcas patrocinadoras: Elo, PicPay, Esportes da Sorte, Alares, Natal Shopping e Pernod. A Cidade Carnatal é uma iniciativa da Clap Entretenimento, Vybbe e RB entretenimentos. Mais informações @carnatal. Ingressos pelo site https://www.evenyx.com/.

