Estudo sobre insuficiência cardíaca crônica está com recrutamento aberto para voluntários em Natal
O Instituto Atena de Pesquisa Clínica está recrutando voluntários que desejem participar de estudos clínicos destinados a indivíduos com insuficiência cardíaca crônica. “A insuficiência cardíaca é uma condição crônica em que o coração não consegue bombear sangue com força suficiente para atender às necessidades do corpo. Isso compromete o fornecimento de oxigênio e nutrientes aos órgãos e músculos, afetando diretamente a qualidade de vida e a saúde geral”, explica Hugo Diógenes, médico intensivista e diretor do Instituto Atena.
Para se qualificar para participar desses estudos, o voluntário precisa ter 18 anos de idade ou mais; ter sido diagnosticado com insuficiência cardíaca crônica há pelo menos três meses; e já estar recebendo tratamento para a doença.
Os estudos em andamento pesquisam opção de tratamento experimental para pessoas com insuficiência cardíaca (IC) crônica. Buscam avaliar estratégias de tratamento para pessoas inseridas em três contextos: pacientes hospitalizados com quadro agudo de insuficiência cardíaca, mesmo com a função de bombeamento do coração aparentemente preservada; pessoas com fração de ejeção reduzida que não toleram ou não podem utilizar medicamentos já consagrados para essa condição; e pacientes recém-hospitalizados por descompensação cardíaca, analisando os efeitos de uma intervenção combinada precoce logo após a alta hospitalar.
“O medicamento experimental desses estudos foi desenvolvido para fazer o organismo parar de produzir um hormônio chamado aldosterona. O excesso de aldosterona no corpo pode causar pressão alta, doença renal crônica ou IC. O bloqueio da aldosterona é uma nova forma de tratar a IC”, explica Diógenes.
Essa opção de tratamento experimental é uma combinação de um medicamento experimental com um medicamento aprovado para insuficiência cardíaca. Estes estudos clínicos estão tentando descobrir se essa combinação de tratamento é eficaz e segura para pessoas com insuficiência cardíaca, que já estejam recebendo o melhor tratamento padrão possível. Até 12.000 adultos poderão participar desses estudos em todo o mundo.
Os participantes dos estudos poderão receber cuidados relacionados ao estudo, sem custo; reembolso de despesas razoáveis de transporte e tempo relativas ao estudo; tratamento do estudo, sem custo; e monitoramento rigoroso da sua doença por médicos do estudo. A participação é totalmente gratuita, voluntária e confidencial, com acompanhamento realizado por uma equipe multiprofissional treinada. Todos os participantes passam por triagem clínica criteriosa e são convidados a participar apenas após o fornecimento de informações completas e a assinatura de um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE).
Interessados em se voluntariar podem entrar em contato com o Instituto Atena pelos telefones (84) 2020-3430 e (84) 99992-0089. A equipe está disponível para tirar dúvidas e atender os possíveis candidatos nos horários das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira.
Em Natal, o Instituto Atena de Pesquisa Clínica está localizado na Av. Mal. Floriano Peixoto, 385 – Tirol. Possui ainda filiais em Mossoró/RN, situada na R. Duodécimo Rosado, 337 – Prédio West Clínica – Sala 301; e em Fortaleza/CE, na R. José Vilar, 1541, Aldeota. Para saber mais, acesse www.atena.institute.

