Detran/RN promove treinamento gratuito para motoristas por aplicativo

 


O Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Norte (Detran/RN) abriu nesta terça-feira (30) as inscrições gratuitas para o segundo ciclo de treinamento de motociclistas que atuam por aplicativo. A iniciativa integra as ações do Programa Vida no Trânsito (PVT), com apoio do Governo do Estado, do Ministério Público do Trabalho (MPT) e do Ministério Público do RN (MPRN).

As inscrições devem ser feitas no site do Detran/RN, clicando no banner da Escola Pública de Trânsito (EPT/RN) na página principal; pelo link disponível na bio do Instagram do Detran/RN; ou diretamente no link de inscrições. O primeiro ciclo de capacitação contemplou 120 profissionais. Ao todo, serão treinados 600 motociclistas que trabalham no transporte de pessoas (mototáxi) e mercadorias (motofrete), especialmente aqueles que utilizam aplicativos digitais.

A nova turma terá início na segunda quinzena de outubro. Assim que o grupo for formado, a Coordenação da EPT/RN entrará em contato com os inscritos para confirmar a participação. “No site do Detran divulgamos todos os inscritos do primeiro ciclo com a informação dos deferidos e dos indeferidos. Aqueles que tiveram suas inscrições indeferidas podem agora fazer nova inscrição, anexando a documentação que faltou”, explicou o coordenador da EPT/RN, Luiz Felipe Silva.

O treinamento terá carga horária de 10h, sendo 6h de aulas teóricas e 4h práticas. Cada turma contará com até 60 participantes, em horários pela manhã (8h às 11h30) ou à tarde (14h às 17h), com atividades realizadas na Zona Norte e na Zona Oeste de Natal. Ao final da capacitação, os motociclistas que concluírem o curso com êxito receberão um kit de segurança composto por capacete, colete reflexivo, manguito e luvas.

Requisitos para inscrição:

Ter mais de 18 anos;

Possuir Carteira Nacional de Habilitação (CNH) categoria “A” válida;

Preencher corretamente o formulário de inscrição anexando a documentação solicitada;

Deixar contato de WhatsApp (importante);

Atuar como motociclista por aplicativo no transporte de pessoas ou mercadorias há, pelo menos, seis meses;

Utilizar a motocicleta como principal meio de trabalho;

Ter disponibilidade para cumprir a carga horária do treinamento;

Concordar com os termos do Edital