Vereadora Damares apresenta projetos de lei em prol da inclusão: Setembro Azul e fornecimento de protetores auriculares para pessoas com TEA
A vereadora Damares protocolou dois Projetos de Lei de grande relevância social, ambos voltados à promoção da inclusão e da qualidade de vida de pessoas com deficiência e com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
O primeiro PL institui, no calendário oficial do município, o Setembro Azul, mês dedicado à conscientização sobre a comunidade surda. A proposta busca fortalecer ações de valorização da Língua Brasileira de Sinais (Libras), dar visibilidade à cultura surda e incentivar políticas públicas voltadas ao respeito e à acessibilidade.
Já o segundo Projeto de Lei estabelece a distribuição gratuita de protetores auriculares a pessoas com TEA, considerando que a hipersensibilidade auditiva é uma característica comum entre autistas. O uso desse recurso contribui para a redução de desconfortos causados por ruídos intensos e auxilia na inclusão em ambientes públicos e coletivos.
De acordo com a vereadora Damares, as iniciativas reforçam o compromisso com a defesa dos direitos da pessoa com deficiência e com a construção de uma cidade mais justa e inclusiva.
A vereadora solicitou ainda na sessão desta terça-feira (16), a reforma do muro, capela e construção de um paisagismo no cemitério público de Pitangui; a reforma geral e pintura do cemitério público de Barra do Rio; a extensão da rede de energia elétrica em toda orla da Praia de Pitangui, no trecho que liga a descida do Mosqueiro ao Areal (Casa de Gileno Guanabara) e a limpeza e capinação da Rua Veneza, no Bairro Sport Club Natal.