Vencedores do 1º Prêmio Estadual de Educação Fiscal do RN serão anunciados nesta sexta (26)


O Rio Grande do Norte conhecerá, nesta sexta-feira (26), os vencedores da primeira edição do Prêmio Estadual de Educação Fiscal, em cerimônia solene no auditório do SINDIFERN, a partir das 19h. A iniciativa inédita reconhece projetos que fortalecem a cidadania e a transparência na gestão dos recursos públicos.

Criado pela Associação dos Auditores Fiscais do RN (ASFARN) e pelo Sindicato dos Auditores Fiscais do RN (SINDIFERN), o prêmio conta com o apoio do Governo do Estado — por meio das Secretarias de Educação, Fazenda, Administração, do GEFE e da Nota Potiguar — e também de entidades como FEMURN, SESI, OAB RN, CRC RN e CGU.

Na quinta-feira (25), véspera da grande noite, os finalistas apresentam seus projetos na Secretaria de Estado da Educação (SEEC), último momento antes da divulgação dos premiados.

Foram 24 projetos inscritos, divididos entre as categorias Escolas e Instituições. Após criteriosa análise da comissão julgadora, chegaram à final 12 escolas e 3 instituições, abrangendo 11 municípios potiguares. Os números superaram todas as expectativas e mostram a força da educação fiscal no estado.

Reconhecimento e impacto

Os critérios de avaliação incluíram inovação, sustentabilidade, qualidade didática, relatórios de execução e viabilidade prática das ações. Os vencedores receberão troféus, certificados e mais de R$ 35 mil em prêmios, reforçando o protagonismo de professores, estudantes e instituições na construção da cidadania fiscal.

A premiação integra a Semana Estadual de Educação Fiscal (22 a 26 de setembro), criada pela lei 10.110/2016, que traz debates importantes sobre o papel da administração tributária e gestão pública para a construção da cidadania e a apresentação de práticas que já transformam realidades em escolas e organizações do RN.

“Mais do que um prêmio, a iniciativa marca o início de uma nova etapa para o Rio Grande do Norte, ao aproximar a sociedade do funcionamento das contas públicas e do papel dos tributos no bem-estar coletivo”, destaca Márcio Medeiros, presidente do SINDIFERN.