Veja como escrever uma monografia

 

Fonte: pexels.com

Você chegou ao momento de escrever sua monografia e não sabe o que fazer? A etapa de desenvolver um projeto de pesquisa de trabalho de conclusão de curso (TCC) é um grande desafio de trabalho acadêmico para muitos estudantes universitários no país, então não se assuste.

Muitos universitários buscam por exemplos de monografias prontos como forma de se preparar para esse momento, porém ainda restam dúvidas de como chegar ao ponto de escrever um trabalho desse tipo. Hoje vamos dar algumas dicas de como escrever uma monografia e o que evitar de fazer nesses trabalhos.


3 dicas para uma excelente monografia



Fonte: pexels.com

A monografia é um dos trabalhos acadêmicos de maior complexidade na vida acadêmica. Para aqueles que decidem não continuar seus estudos em uma pós-graduação, é provavelmente o trabalho de maior complexidade, afinal exige que o aluno dedique bastante tempo no seu desenvolvimento e é um dos momentos em que o resultado depende diretamente do esforço colocado.

Apesar de ser algo que exige muito de quem está fazendo o trabalho, algumas dicas simples podem tornar esse processo muito mais simples e garantir ótimos resultados. A seguir temos 5 dicas para você escrever uma excelente monografia.

1.   Pesquise trabalhos relacionados

Um passo importante para garantir a qualidade do trabalho que você produzir é fazer uma busca por trabalhos relacionados ao que você está desenvolvendo como pesquisa da sua monografia. Esses trabalhos podem ser outras monografias prontas ou artigos científicos publicados por outros pesquisadores na área.

Essa pesquisa serve para que você obtenha uma compreensão mais ampla do assunto sendo tratado no seu trabalho, encontre referências que pode usar e também consiga encontrar lacunas de pesquisa na área para justificar o trabalho que você está desenvolvendo.

2.           Siga uma metodologia de pesquisa

Pode parecer que apenas seguir a estrutura do modelo de monografia da sua universidade e respeitar as normas da ABNT é o suficiente para ter bons resultados, talvez seja o que você fez em outros trabalhos acadêmicos inclusive, mas no caso da monografia é preciso ir além.

Em um trabalho desse tipo é preciso definir uma metodologia de pesquisa, afinal se trata de uma produção científica e a credibilidade desse tipo de trabalho depende em grande parte de ter uma forma bem definida de executar as etapas da pesquisa. Por isso converse com o seu orientador para definir como será feito seu trabalho.

3.           Revise o texto

Como a monografia é um trabalho bastante extenso e para o qual os alunos dedicam muito tempo, é comum que você sinta que passa tanto tempo trabalhando nisso que é desnecessário revisar o texto, afinal você já memorizou cada palavra escrita ali. Porém isso é um erro que pode ter efeitos negativos no seu resultado de avaliação.

Exatamente por ser um documento que você passa muito tempo trabalhando é natural que você acabe deixando passar alguns erros porque já está cansado e não consegue notar todos os detalhes do texto. Por isso é importante revisar depois de fazer uma pausa ou até mesmo pedir para outra pessoa ler o seu texto em busca de erros.

3 coisas para evitar no seu TCC

Agora que já falamos sobre as principais dicas para você ter sucesso na sua monografia, chegou a hora de falar sobre o que não deve fazer parte do seu trabalho para ter bons resultados. A seguir temos 3 coisas que você deve evitar no seu TCC.

1.   Excesso de citações diretas

O uso de citações diretas é justificado em alguns contextos, porém deve ser dada preferência para citações indiretas ou seu trabalho acaba se tornando apenas um compilado de frases de outros autores.

Especialmente na introdução e conclusão, esse tipo de citação deve ser evitado. Pois são partes utilizadas para apresentar o que foi desenvolvido no seu trabalho e o objetivo dessa pesquisa.

2.           Referências pouco confiáveis

Algo muito importante também no que se refere a citações e referências é a confiabilidade das referências utilizadas na bibliografia do seu trabalho. É importante que as escolhas sejam de fontes confiáveis na sua área, como publicações acadêmicas e livros dos autores mais respeitados no assunto.

É melhor evitar o uso de referências de sites e blogs de entretenimento, afinal eles não têm o foco científico necessário para serem citações bibliográficas. Sempre prefira utilizar os trabalhos de pesquisadores na área quando possível.

3.           Linguagem informal

Um desafio para muitos estudantes que ainda não tem experiência com a escrita acadêmica é se distanciar da linguagem informal utilizada diariamente. Em outras atividades desenvolvidas durante a graduação pode ser que isso não tenha surgido como um problema, mas na monografia é importante ter cuidado com a linguagem.

O ideal é praticar a escrita para que você se desenvolva nesse aspecto e consiga ter uma voz clara em todas as etapas de desenvolvimento da sua monografia. Alguns autores preferem escrever em primeira pessoa enquanto outros utilizam a voz passiva, porém o estilo de escrita é sempre em um tom mais didático e formal.