RN tem 22 mil estudantes endividados com faculdades
Um levantamento recente do Serasa revelou que 22.027 estudantes do Rio Grande do Norte possuem dívidas em aberto com faculdades e universidades. A pesquisa, realizada em parceria com a Opinion Box, também mostrou que 4 em cada 10 universitários brasileiros já trancaram seus cursos por não conseguirem pagar as mensalidades. Os dados fazem parte de uma campanha do Serasa voltada para a compreensão da vida financeira dos universitários, bem como a renegociação de pendências financeiras com instituições de ensino superior.
No RN, estão disponíveis atualmente 63.892 ofertas de negociação específicas para estudantes endividados, com possibilidade de descontos que podem chegar a 95%. Ao todo, 51 instituições de ensino participam da ação no estado.
A região Nordeste concentra mais de 518 mil universitários com dívidas junto às instituições de ensino superior, para os quais foram reunidas mais de 1,4 milhão de ofertas de negociação, com condições especiais e descontos que podem chegar a 95%.
Impactos da inadimplência
A inadimplência estudantil tem causado impactos não apenas na continuidade da formação acadêmica, mas também no bem-estar emocional dos alunos. Segundo o estudo, 48% dos entrevistados relataram sintomas como ansiedade, insônia e estresse decorrentes das dívidas.
Ainda segundo a Serasa, o desemprego é o principal fator apontado pelos estudantes como causa do endividamento, seguido por questões familiares ou pessoais e redução de renda. A nível nacional, mais de 2,8 milhões de universitários têm dívidas com instituições de ensino, e cerca de 7,8 milhões de ofertas de negociação foram disponibilizadas em parceria com 77 instituições acadêmicas, como Estácio, Anhanguera e Pravaler
A campanha acontece em meio ao período de rematrículas e visa oferecer condições facilitadas para que os estudantes possam regularizar sua situação financeira e retomar os estudos. As ofertas estão disponíveis na plataforma Serasa Limpa Nome e podem ser acessadas de forma online, por meio do site, aplicativo ou WhatsApp da empresa.
Com informações da Tribuna do Norte