Natal investe R$ 5 milhões em livros para educação infantil e ensino fundamental

 


A Prefeitura de Natal deu início a uma iniciativa significativa para fomentar o hábito da leitura desde a infância. Por meio da Secretaria Municipal de Educação, foram destinados cerca de R$ 5 milhões para a aquisição de 199.160 livros literários, que serão distribuídos em 74 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e em escolas que atendem aos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

A entrega simbólica dos exemplares aconteceu na última terça-feira (22), no CMEI Professor Luiz Gonzaga Diniz Filho, localizado no bairro Pajuçara, zona norte da capital. O evento contou com a presença do secretário municipal de Educação, Aldo Fernandes de Sousa Neto, que destacou a importância de formar leitores desde cedo:

“Incentivar o gosto pela leitura desde os primeiros anos é investir em futuros leitores, cidadãos críticos e apaixonados pelo saber. É assim que construiremos uma educação inclusiva e de qualidade para a Rede Municipal de Ensino de Natal”, afirmou o gestor.

A iniciativa faz parte da programação do evento Natal Capital da Educação, que busca fortalecer ações voltadas à melhoria da educação pública no município.

A gestora pedagógica do CMEI Professor Luiz Gonzaga, Maria Gorette de Andrade, comemorou a chegada dos livros e reforçou o alinhamento da entrega com o projeto pedagógico da instituição:

“Estamos muito contentes com essa entrega, pois soma ao nosso projeto anual ‘Pequenos Leitores, Grandes Artistas’, que promove a leitura. A dinâmica do projeto permite que as crianças levem os livros para casa e leiam com as famílias, retornando os livros à escola. Essa continuidade é fundamental para valorizarmos a leitura em nossa comunidade, que muitas vezes não dá a devida importância a esse hábito”, declarou.

Já a diretora do Departamento de Educação Infantil (DEI), Danielly Kelly de Oliveira, explicou o critério para a seleção dos títulos literários: “Os livros foram selecionados para promover o acesso à literatura de qualidade e fortalecer as práticas pedagógicas voltadas ao letramento literário. Essa ação visa contribuir para a formação de leitores críticos, criativos e sensíveis, valorizando a literatura como um direito fundamental dos estudantes”, enfatizou.