Em alusão ao Dia de Proteção aos Manguezais, prefeitura de Natal planta 700 mudas na Praia do Forte
Em comemoração ao Dia Internacional de Proteção aos Manguezais, celebrado no dia 26 de julho, a Prefeitura do Natal realizou, nesta sexta-feira (25), uma ação especial de plantio de 700 mudas de mangue-vermelho na Praia do Forte. A iniciativa, realizada pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), através do projeto Planta Natal, teve a participação de entidades como o Movimento Mangue Vivo, Associação dos Moradores do Bairro da Ribeira (AMBRI) e Associação de Moradores e Comerciantes do Passo da Pátria (AMOC).
Para o secretário municipal de Serviços Urbanos, Felipe Alves, ações como essa são fundamentais para a preservação ambiental da capital potiguar. “Os manguezais são ecossistemas essenciais para o equilíbrio costeiro, servindo como berçário natural para espécies marinhas e proteção contra a erosão. Nossa participação demonstra como a gestão está comprometida com a sustentabilidade e o envolvimento da comunidade nas ações ambientais da nossa cidade”, apontou o gestor.
Realizado próximo ao Forte dos Reis Magos, no bairro de Santos Reis, o plantio utilizou mudas cultivadas a partir de sementes coletadas e preparadas pela equipe técnica do Planta Natal. A ação contou ainda com a participação da Comissão de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Educação, e promoveu atividades de conscientização ambiental junto aos participantes.
A iniciativa está alinhada com a Lei nº 12.651/2012 (Código Florestal) e com o Programa Nacional de Conservação e Uso Sustentável dos Manguezais (ProManguezal). O evento reforçou o papel dos manguezais como Áreas de Preservação Permanente (APP) e a importância do engajamento comunitário na proteção desses ecossistemas essenciais para a biodiversidade costeira.