Dia Municipal do Capoeirista será comemorado com Roda em Extremoz e arrecadação de alimentos
Decorrente da lei 1.013/2020, que instituiu no município de Extremoz o Dia Municipal da Capoeira no calendário de eventos da cidade, a ser comemorado no dia 3 de agosto (sábado), as escolas de capoeira que desenvolvem trabalhos na cidade realizarão um encontro especial, na Praça Central do Clube Estrela do Mar, a partir das 19h.
O objetivo do evento é comemorar o Dia do Capoeirista com apresentações e homenagens aos atletas e fazedores de cultura desta expressão afro-brasileira, além de arrecadar alimentos para doação. O evento conta o com apoio da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (SMJEL).
Desde 3 de agosto de 2021, as escolas de capoeira de Extremoz se reúnem nesta data para uma grande roda de capoeira. Este evento destaca a capoeira como uma poderosa ferramenta de educação, inclusão social, socialização e reabilitação.
"Neste dia 3 de agosto de 2024, convidamos todos a se juntar a nós para mais um grande momento de confraternização entre amigos. Além disso, estaremos arrecadando alimentos não perecíveis para apoiar as famílias dos capoeiristas que trabalham de forma autônoma. Sua contribuição é muito importante para fortalecer nossa comunidade", enfatizou Adriano Henrique.
Capoeira
Considerada um símbolo de luta e resistência, a Capoeira é a expressão viva da cultura afro-brasileira. Uma luta que compreende elementos de artes marciais, música e movimentos de dança, e que após longos anos de proibição, passou a ser mundialmente conhecida e respeitada. Todas as conquistas para o reconhecimento da Capoeira são muito importantes para a Cultura Brasileira, pois expressam a história de resistência negra no Brasil, durante e após a escravidão.
Originada no século XVII, em pleno período escravista, desenvolveu-se como forma de sociabilidade e solidariedade entre os africanos escravizados, como estratégia para lidarem com o controle e a violência. Hoje, é um dos maiores símbolos da identidade brasileira e está presente em todo território nacional, além de praticada em mais de 160 países, em todos os continentes.