Presidente Wolney França enaltece protagonismo feminino na entrega da Comenda Eva Lúcia em Parnamirm


A Câmara de Parnamirim realizou, nesta quinta-feira (30), uma sessão solene para a entrega da Comenda Eva Lúcia Bezerra de Mendonça. De proposição da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Mulheres, a Comenda é uma honraria entregue a 18 parnamirinenses que tenham reconhecidos serviços prestados ao município.

Além das 18 personalidades, homenageadas por cada um dos parlamentares, a Casa Legislativa também entregou moções de aplausos a mulheres que participaram da exposição “Pérolas”, idealizada pela fotógrafa Kalina Veloso. A exposição estará nos dias 30 e 31 de março na Câmara de Parnamirim.

O presidente da Casa Legislativa, vereador Wolney França, abriu a sessão solene mencionando os Projetos de Lei e indicações dos parlamentares em prol dos direitos das mulheres. “Nós vereadores somos cientes que a nossa bancada feminina tem tido uma luta incansável em defesa das mulheres, buscando a cada dia ações que gerem mais proteção justa e um tratamento igualitário. Como notamos, não basta apenas informar, mas tomar medidas concretas nesta direção”, afirmou.

A presidente da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Mulheres, a vereadora Fativan Alves ressaltou os desafios de ser mulher na sociedade. “Nesta noite de festa, trago em minha fala dois sentimentos que norteiam as minhas palavras, sentimentos esses que refletem bem a situação das mulheres parnamirinenses em suas lutas: revolta e esperança. Aqui declaro, a minha sororidade a todas as mulheres parnamirinenses. Mas, tenho esperança. Esperança é uma palavra-chave na noite de hoje. Esperança essa tão bem representada por essas 18 mulheres”, disse.

A homenageada Késia Machado falou em nome de todas as agraciadas com a medalha Eva Lúcia. “Hoje foi me dada a honrosa função de falar para essas mulheres especiais. Eu gostaria de ressaltar que mesmo com tantas diferenças, temos algo em comum, a esperança. Eu acredito que apesar da singularidade, somos todas iguais: mulheres”, finalizou.

Compuseram a mesa da solenidade, o presidente da Casa Legislativa, o vereador Wolney Alves, as vereadoras Carol Pires, Fativan Alves e Rhalessa de Clênio, a vice-prefeita, Kátia Pires, a secretária da Mulher e dos Direitos Humanos de Parnamirim, Alaíde de Souza Leão, e a irmã de Eva Lúcia, a servidora Luci Bezerra de Oliveira. A noite marcou o fim da programação do mês de março, em que é celebrado o Dia Internacional da Mulher.