Premiado espetáculo "Tom Na Fazenda", que chega ao Teatro Riachuelo em abril



Vencedora dos Prêmios APCA, APTR, Shell, entre outros, “Tom na Fazenda” - uma das peças mais aplaudidas e premiadas desde sua estreia em 2017 e assistida por mais de 45 mil pessoas - teve temporada prorrogada em Paris e destaque na mídia francesa, com publicações importantes nos jornais “Le Monde”, “La Terrase” e “Liberation”:


“A escolha por uma cena, num cenário único de onde os personagens não saem e uma onda de agressividade não é neutra. O espetáculo nasceu no Brasil pouco antes da eleição de Jair Bolsonaro, um líder político temido pela comunidade LGBT por sua homofobia. O país é apontado como um dos ‘que mais matam homossexuais no mundo ‘, diz o tradutor Armando Babaioff. O teatro não se esquiva da realidade. As verdades censuradas nas dobras da ficção estouram sob os refletores da sala. Fiel ao seu contexto de criação, a encenação não mente”, destaca o Le Monde.


“Dirigida por Rodrigo Portella, esta versão teatral brasileira é de uma beleza violenta, beirando o sublime, é um momento excepcional do teatro/ Visceralmente engajados em um poderoso combate físico corpo a corpo, em um palco coberto de terra, livre de tudo, neste palco semelhante a uma arena, eles entregam uma luta impiedosa. As atuações de Soraya Ravenie (Ágatha, a mãe) e Camila Nhary (Sara) não deixam a desejar ao magnetismo das interpretações masculinas. De um realismo cru aliado a uma espetacularidade fascinante, esse ‘Tom na Fazenda’ nos deixa ofegantes, testemunhas da ascensão do inevitável, do irremediável”, acrescenta o La Terrase.


“A encenação de Rodrigo Portella para a peça do quebequense Michel Marc Bouchard aborda a violência do não dito que envolve a homossexualidade nos interiores / é raro ver uma encenação ser ovacionada de pé todas as noites e uma atuação alucinante de seus atores que fazem um trabalho incrível de interpretação. A ponto de fazer ouvir a extrema violência deste título que grita: A FAZENDA, TOM!”, enfatiza o  Liberation.


No elenco, Soraya Ravenle, Gustavo Rodrigues e Camila Nhary, além do próprio Babaioff, em um drama forte e potente que aborda a inabilidade do indivíduo para lidar com o preconceito, a violência e o fracasso. O espetáculo terá única apresentação em Natal, no dia 20 de abril, no Teatro Riachuelo.


Com direção de Rodrigo Portela, Tom na Fazenda é baseada na obra "Tom à la Ferme", do autor canadense Michel Marc Bouchard. Foi numa conversa com um amigo que Babaioff tomou conhecimento do filme Tom na Fazenda (2013), adaptação da peça homônima, com direção do franco-canadense Xavier Dolan. Arrebatado pela obra, o ator começou a traduzir a peça, que conta uma história universal, comum entre jovens de várias gerações, de diferentes culturas. São homens e mulheres que, por conta do preconceito, aprendem a mentir antes mesmo de aprenderem a amar. As famílias, guardiãs das normas sobre a sexualidade, garantindo sempre a heteronormatividade, inserem nos próprios membros a semente da homofobia.


Em cena, o publicitários Tom (Armando Babaioff) vai à fazenda da família para o funeral de seu companheiro. Ao chegar, descobre que a sogra (Soraya Ravenle) nunca tinha ouvido falar dele e tampouco sabia que o filho era gay. Nesse ambiente rural e austero, Tom é envolvido numa trama de mentiras criada pelo truculento irmão (Gustavo Rodrigues) do falecido, estabelecendo com aquela família relações de complicada dependência. A fazenda, aos poucos, vira cenário de um jogo perigoso, onde quanto mais os personagens se aproximam, maior a sombra de suas contradições.


“Somos felizardos em poder contar essa história e gratos à trajetória que a peça está realizando sem qualquer recurso vindo de leis de incentivo. Estreamos em março de 2017 no Oi Futuro, com patrocínio da Oi, mas findada a temporada, ficamos sem apoio. Porém, para nossa grata surpresa, seguimos firmes nestes cinco anos, sempre com temporadas lotadas, o que nos mostra que Tom é um espetáculo necessário e que precisa ser visto por ainda muito mais pessoas no Brasil e no mundo”, comenta Babaioff.


SERVIÇO


TOM NA FAZENDA


Dia 20 de abril, às 20h, no Teatro Riachuelo


Classificação: 18 anos


CANAIS DE VENDAS OFICIAIS:


Bilheteria do Teatro Riachuelo (Terça a sábado, das 14h às 20h) ou no site uhuu.com


Atendimento: falecom@uhuu.com