De olho no bi-mundial, Flamengo estreia na terça-feira (7)

 

Foto: EFE

As melhores equipes masculinas de futebol de cada continente terão a chance de levantar a taça do Mundial de Clubes da FIFA. O Flamengo, representante brasileiro, entra em campo na próxima terça-feira (7) às 16h (horário de Brasília) buscando a vaga na decisão.

Os campeões de cada uma das seis confederações - Europa; Américas do Norte e Central; América do Sul; África; Oceania e Ásia -, além de um time do país anfitrião, iniciaram torneio em formato eliminatório (mata-mata) no Marrocos.

A 19ª edição do campeonato ainda é chamada de Mundial de Clubes da FIFA 2022. Isso porque estava marcada para dezembro de 2022, mas foi adiada para 2023 por haver coincidido com a realização da Copa do Mundo FIFA 2022, no Catar. O atual campeão é o Chelsea, da Inglaterra, que em fevereiro de 2022 venceu o Palmeiras por 2 a 1, em Abu Dhabi (Emirados Árabes Unidos).

Desde que conquistou o tricampeonato da Libertadores, o Flamengo alterou por completo a sua comissão técnica. Dorival Júnior, que assumiu o trabalho no meio do ano e levou o time à conquista da Copa do Brasil e da competição continental no segundo semestre, foi preterido por Vítor Pereira.

Sob o comando do português, o Flamengo vai em busca do bicampeonato mundial. A primeira conquista do clube foi em 1981, contra o Liverpool, na Copa Intercontinental.

O último jogo contra o Palmeiras deu sinais dos problemas do Flamengo no início de 2023, principalmente no meio-campo. João Gomes, volante que foi a revelação da equipe no último ano, foi anunciado pelo Wolverhampton da Inglaterra nesta semana. Destaque em 2019, Gérson retornou ao Brasil após duas temporadas no Olympique de Marselha, da França, mas ainda sem o mesmo nível de jogo e ritmo que o levaram à seleção brasileira de Tite.

No setor ofensivo, Pedro e Gabigol seguem correspondendo às expectativas. Contra o Palmeiras, foram responsáveis pelos três gols da derrota (um de Pedro e dois de Gabigol).

Desde 2019, ano da última participação do Flamengo no Mundial de Clubes – quando perdeu para o Liverpool, na final, por 1 a 0 -, muita coisa mudou dentro do clube. Dos 11 titulares naquela decisão, apenas quatro começaram a última partida contra o Palmeiras: Gabigol, Éverton Ribeiro, Arrascaeta e Gérson. Filipe Luís e Rodrigo Caio são outros dois atletas que também seguem no clube, mas a principal mudança desde então foi no comando técnico.

Jorge Jesus, responsável por levar o Flamengo a cinco títulos em sua passagem de um ano pelo clube (Campeonato Carioca, Campeonato Brasileiro, Libertadores, Supercopa do Brasil e Recopa Sul-Americana) assumiu o comando do Benfica em 2020.

Onde assistir

O torneio tem a transmissão para o Brasil em sinal aberto pela TV Globo, apenas para os jogos do Flamengo (semifinal e possivelmente a final). Outra opção é acompanhar a todos os sete jogos da competição através do serviço de streaming FIFA+, ao vivo e gratuito.

Os canais Sportv e o aplicativo Globoplay transmitirão todos as partidas do Mundial de Clubes.

Outra opção é acompanhar ao vivo pela CazéTV, através do seu canal no YouTube e no Twitch.


Tribuna do Norte