Campanha de Bolsonaro diz que teve 154 mil inserções de rádio a menos que Lula

 


Em coletiva convocada de urgência em frente ao Palácio da Alvorada, na noite desta segunda-feira (24), o ministro Fábio Faria e o ex-secretário de Comunicação Fábio Wajngarten apresentaram relatório de auditoria mostrando que, nas últimas duas semanas, a campanha de Jair Bolsonaro teria tido 154 mil menos inserções de rádio que a do ex-presidente Lula.

O problema teria ocorrido especialmente no Nordeste, onde as rádios não estariam exibindo as peças da propaganda eleitoral encaminhadas pela campanha ao Tribunal Superior Eleitoral, responsável pela distribuição aos veículos de comunicação.

De acordo com Faria e Wajngarten, a irregularidade foi relatada ao presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Alexandre de Moraes, em reunião realizada hoje em caráter informal.

“Como é que nós, que preservamos o direito de igualdade, podemos lidar com esse fato? A gente precisa lidar com 154 mil inserções a menos no rádio. Isso é uma grave violação do sistema eleitoral”, disse Faria.

De acordo com a denúncia, protocolada no TSE, em apenas uma semana e somente na Região Nordeste, a propaganda de Lula teria 6.000 minutos, o equivalente a 100 horas de exposição a mais que a de Bolsonaro.

“Quando situada a análise apenas no Estado da Bahia, o maior colégio eleitoral ponderado do Nordeste e do PT no Brasil, verifica-se a desproporção, ainda maior, de 7.249 inserções“, diz trecho da inicial do processo administrativo protocolado nesta segunda-feira.