Sesap diz que RN não tem doses suficientes para vacinar crianças de 3 a 5 anos contra a Covid

 


Nesta segunda-feira (18), a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) emitiu uma nota técnica informando que não tem doses suficientes de CoronaVac para vacinação de crianças entre 3 e 5 anos de idades. De acordo com a pasta, a impossibilidade se dá pela necessidade de reserva da segunda dose.

O Ministério da Saúde recomendou na sexta-feira (15) ao estado e aos municípios que ampliasse a aplicação da CoronaVac para esse público entre 3 e 5 anos. A Sesap disse ainda que está aguardando posicionamento concreto do MS a respeito do envio de novas doses do imunizante.

A Secretaria informou que articulou junto aos municípios um levantamento das vacinas disponíveis. Até o momento, segundo a pasta, 113 dos 167 secretarias de saúde responderam à consulta, perfazendo um total de 94.773 doses de Coronavac estocadas a nível municipal. O público-alvo estimado para esses 113 municípios é de 82.980 crianças, não podendo assim ser totalmente atendido em virtude da necessidade de se reservar as duas doses. A população total estimada para o RN nessa faixa etária, segundo os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é de 95.901 crianças.

A Sesap informou que orientou os municípios, entes responsáveis pela aplicação dos imunizantes, a seguir as normas técnicas da Anvisa, incluindo o intervalo temporal de 28 dias entre a primeira e a segunda doses, assim como a aplicação da vacina em ambiente específico e segregado da vacinação de adultos, devendo ser evitada a modalidade drive-thru.