Exposição fotográfica faz manifesto contra racismo em São Miguel do Gostoso

 


A partir deste sábado (23), São Miguel do Gostoso vai abrigar na Galeria Sol da Meia Noite, a exposição fotográfica “Pretas, Pretinhos – Pretos, Pretinhas”. Com fotografias de Rubens dos Anjos, a mostra é uma proposta afirmativa que vai exibir, com orgulho, negros que moram nesta cidade do litoral Norte potiguar.

A abertura da exposição, prevista para às 19h, será na sede da Galeria Sol da Meia Noite, na avenida dos Arrecifes, 2454, bairro do Maceió, São Miguel do Gostoso. Ao todo, serão expostas 20 fotos, todas de negros e negras que moram na cidade. A exposição deverá permanecer por três meses neste espaço de arte e cultura da cidade.

Inaugurada em novembro de 2021, a Galeria Sol da Meia Noite é um importante espaço de arte de São Miguel do Gostoso, destinada à comunidade local e a turistas que visitam a cidade. Está aberta de terça a domingo, das 18h às 21h. A galeria conta com amplo espaço de jardim, com a exibição de esculturas e murais de diversas tendências artísticas.

A galeria também conta com amplo espaço interno para exposições de obras artísticas diversas. A ideia é apresentar obras de artistas regionais, bem como de outras regiões do Brasil e até do exterior. Em agosto, por exemplo, será exibida a exposição “Olhar Estrangeiro”, do pintor francês Patrick d’Esperies, que mora em São Miguel do Gostoso.

A exposição de fotografias “Pretas, Pretinhos – Pretos, Pretinhas” tem como objetivo ser uma manifestação cultural contra o racismo estrutural que, infelizmente, ainda existe no Brasil e em outras partes do mundo. O projeto e a produção de fotos começaram em 2020, mas foram suspensas por causa da pandemia, sendo retomada este ano.