Casa Durval Paiva completa 27 anos de acolhimento e realizações


Uma organização como a Casa de Apoio à Criança com Câncer Durval Paiva coleciona práticas em prol do acolhimento e de promoção do diagnóstico precoce, completando, neste mês de julho, 27 anos de serviços prestados às crianças e adolescentes acolhidos, em tratamento contra o câncer e doenças hematológicas crônicas.

Ao longo desses 27 anos, as dezenas de famílias foram se multiplicando e chegaram a mais de 1.700 atendidos, que encontraram apoio na Casa Durval Paiva. Em 2021, através da sua equipe multidisciplinar, composta por assistente social, dentista, fisioterapeuta, psicóloga, nutricionista, terapeuta ocupacional, pedagoga, farmacêutica e setor de diagnóstico precoce, foram realizados mais de 12.000 atendimentos. Um time de mais de 80 colaboradores especializados em diversas áreas, além de voluntários dedicados à causa.

Em conjunto ao atendimento direto, prestado aos pacientes, a instituição também preza e pensa no futuro dos acompanhantes, através da realização de cursos profissionalizantes, por meio da Casa dos Ofícios, onde eles aprendem uma profissão e podem constituir uma fonte de renda para toda a família.

Aliado a isso, a CDP ofereceu aos seus acolhidos mais de 37 mil refeições, hospedagens, com traslado para consultas, exames e cuidados médicos. Como forma de ajudar na nutrição dos pacientes e seus familiares, a Casa Durval Paiva distribuiu cerca de 40 toneladas de alimentos.

“Nessa trajetória, não podemos esquecer de agradecer a todos os parceiros, doadores, colaboradores e voluntários, que fazem a história da Casa Durval Paiva. Sem esquecer a nossa missão, que é acolher a criança e ao adolescente com câncer e doenças hematológicas crônicas, buscando a cura. Além de conscientizar e alertar, de forma ampla, sobre o diagnóstico precoce, que pode salvar muitas vidas. A Casa Durval Paiva é feita de afeto e colaboração mútua, valorizando e unindo pessoas”, destaca Rilder Campos, presidente da CDP.

A luta contra o câncer infantojuvenil e o diagnóstico precoce são a bandeira da Casa, que, através de projetos, palestras, mídias, divulga os principais sinais de alerta do câncer, buscando conscientizar a sociedade, pois ela é uma doença tempo-dependente, ou seja, quanto mais cedo o diagnóstico, maiores as chances de cura. Estudos do INCA/2020 mostram que o câncer é a doença que mais mata crianças e adolescentes, no Brasil, e a segunda causa de óbito, neste grupo etário. Afunilando os dados, no RN, o número é de 130 casos novos, por ano (2020 – 2022). Destes, 70 casos previstos para meninos e 60 para meninas. O câncer infantojuvenil tem até 80% de chance de cura, se for diagnosticado precocemente.

Quem quiser saber mais sobre a instituição pode acessar www.casadurvalpaiva.org.br, redes sociais (@casadurvalpaiva) ou (84) 4006-1600.