“A Igreja não proíbe, mas também não incentiva o consumo de álcool e fumo”, diz padre Gleiber Dantas, após vídeo viralizar

 


“A Igreja não proíbe, mas também não incentiva o consumo de álcool e fumo; ao contrário, adverte para que o consumo não crie vícios”. A declaração é do padre Gleiber Dantas que foi filmado este último fim de semana bebendo e fumando com alguns amigos em uma roda de conversa, em Caicó, município distante cerca de 270 quilômetros de Natal. O vídeo viralizou e os questionamentos sobre a postura do padre vieram à tona imediatamente assim como a rapidez do mundo digital.

Outro momento que chamou atenção dos internautas foi quando o padre Gleiber cantou com os amigos a música “Boate Azul” fazendo trocadilho com a boate “Sol e Lua”, estabelecimento de Caicó. Questionado se bebe e fuma frequentemente, o padre Gleiber respondeu: “Não pretendo fazer do copo uma profissão, mas estou certo de que o problema não é o uso do fumo e do álcool, mas é o seu abuso. Claro que, quem se sentir dominado por qualquer vício “lícito ou ilícito”, deve se abster dele, pois já diz o ditado popular tudo demais é veneno”.

Sobre o consumo da bebida e fumo pelos padres, segundo o padre Gleiber Dantas, tanto a Sagrada Escritura quanto o Catecismo da Igreja Católica atentam para o excesso que põe “em risco a segurança alheia e a própria” (CCE 2290). “A Igreja não proíbe, mas também não incentiva o consumo de álcool e fumo; ao contrário, adverte para que o consumo não crie vícios”, disse o padre Gleiber que atua em Caicó como vigário paroquial da Paróquia de Sant’Ana.

Ponta Negra News