Único hotel na América Latina certificado pela ABNT com ISO de Sustentabilidade, Senac Barreira Roxa projeta RN na lista internacional dos destinos turísticos sustentáveis



Servir com excelência para que o turista viva a melhor experiência no RN. É com essa missão que o Sistema Fecomércio RN, por meio do Senac, investe continuamente em projetos focados na promoção do setor de turismo e hospitalidade, com um olhar especial para a promoção da sustentabilidade. Entre os frutos já colhidos, a certificação do Hotel-Escola Senac Barreira Roxa como único na América Latina a obter o ISO 21401:2020,em 2021, favoreceu a competitividade turística do RN, projetando-o internacionalmente como um destino seguro e responsável.


Concedida pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), o reconhecimento é resultado de um processo de auditoria que analisou critérios como inclusão social, valorização regional, segurança sanitária e responsabilidade socioambiental.

Na avaliação, a comprovação do cuidado do hotel para a preservação do meio ambiente foi evidenciado pela implantação de medidas como o reaproveitamento da água da chuva para irrigação; a coleta seletiva; sistema de economia de energia nos quartos e corredoes; Iluminação com lâmpadas LED; Campanha para troca consciente de toalhas e enxovais de acordo com o indicado pelo hóspede para redução do consumo de água; implantação da usina de geração de energia fotovoltaica na cobertura do hotel; implantação do sistema de aquecimento de água a gás natural; Implementação do Programa BPRS (Boas Práticas de Resíduos Sólidos) e implantação do sistema de ar-condicionado com a tecnologia VRF (Variable Refrigerant Volume), que proporciona redução no consumo de energia e uma melhor relação com o meio ambiente por não prejudicar a camada de ozônio.

“O Hotel-Escola Senac Barreira Roxa tem como princípio oferecer aos clientes e visitantes a excelência nos serviços e atendimentos. Dessa forma, não podíamos fugir da responsabilidade de cumprir rigorosamente com todas as normas indicadas para a promoção do turismo sustentável”, diz o gerente do hotel, Celso Paiva.

A consolidação do Barreira Roxa como centro educacional e hotel de excelência e sustentável é um dos pilares que norteou a execução do Projeto Verena - parceria internacional executada entre os anos de 2016 e 2022 entre o Sistema Fecomércio RN, por meio do Senac e o Governo da Renânia-Palatinado, com execução através da Câmara de Comércio de Trier (EIC Trier), na Alemanha – que tem como objetivo promover o crescimento econômico no setor de turismo e hospitalidade no Rio Grande do Norte.

Além do ISO da ABNT, a parceria alemã viabilizou a auditoria do Hotel-Escola Senac Barreira Roxa pela fundação holandesa Green Destination que resultou na concessão de dois importantes certificados de excelência nas áreas de sustentabilidade e combate à transmissão de doenças virais. Após a análise, o Hotel-Escola obteve o Good Travel Seal, selo que reconhece o compromisso de empresas turísticas nos campos da gestão ecológica, responsabilidade social e saúde e segurança e o Virus-Aware Seal, concedido aos estabelecimentos turísticos reconhecidos por implantarem medidas de recuperação rápida e inteligente para o cenário pós-covid.

O presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz, enfatiza o compromisso da entidade em oferecer serviços de excelência e que prezam pela promoção do turismo e desenvolvimento econômico do estado.

“Os certificados internacionais de sustentabilidade concedidos ao hotel Barreira Roxa estão muito alinhados com o trabalho que o Sistema Fecomércio RN executa e oferece à sociedade. Prezamos por entregar serviços de excelência em todas as nossas ações e esse reconhecimento ratifica nosso compromisso em colaborar para o desenvolvimento do turismo no RN. Nosso trabalho receber um certificado desse porte, único na América Latina, projeta o RN como um destino turístico competitivo e sintonizado com as principais pautas mundiais, como a sustentabilidade”, disse Queiroz

Energia Limpa

Além do Hotel-Escola, o Senac atua no RN com oferta de cursos de qualificação profissional em oito unidades fixas, sendo cinco em Natal, uma em Mossoró, Caicó e Assú. Dessas, sete unidades funcionam com placas fotovoltaicas que utiliza a energia solar para abastecer a demanda por eletricidade dos locais, além de atender a unidade de Caicó com o excedente da geração.

Foram instaladas no ano passado quase duas mil placas fotovoltaicas com uma estimativa de produção de 120.300 kwh/mês. Todas as unidades já estão gerando energia limpa. A previsão é que sejam economizados mais de 70% nas despesas da energia ainda em 2022, quando as placas estarão a todo vapor.

“O projeto que adotamos nas unidades do Senac no Rio Grande do Norte é mais uma das nossas ações de sustentabilidade, um dos eixos que têm pautado a atuação da organização. A nossa ideia é economizar recursos, adotando alternativas que não impactem o meio-ambiente”, afirmou o presidente do Sistema Fecomércio RN, Sesc e Senac, Marcelo Queiroz.