Prefeitura lança programação oficial do São João de Natal

 


A maior manifestação cultural do nordeste brasileiro, o São João, volta com força total em Natal. Com direito a festival de quadrilhas, shows musicais, muito forró, arraiais nas quatro regiões, gastronomia, alegria e toda irreverência características do período, a programação oficial dos festejos juninos na cidade foi lançada oficialmente nesta sexta-feira (03) pelo prefeito Álvaro Dias e pelo secretário municipal de Cultura, Dácio Galvão, em solenidade realizada no salão nobre do Palácio Felipe Camarão. O São João de Natal começa nesta sexta-feira, a partir das 17h30, no Espaço Cultural Ruy Pereira (Cidade Alta). A atração principal será Lia de Itamaracá, com os convidados Carlinhos Zens e Zé Hilton.

Além do Centro Histórico de Natal, os Festejos Juninos acontecem também na Árvore de Mirassol, de 17 a 21 de junho, com artesanato, shows musicais e apresentações circenses para a criançada. Além da área externa da Arena das Dunas de 22 a 26 de junho.

“Enquanto eu for prefeito de Natal, a nossa cidade contará com investimentos maciços em eventos culturais. Com o São João não poderia ser diferente. É o período mais aguardado pelo nosso povo, ainda mais neste ano, com o controle da pandemia, avanço da vacinação, poderemos voltar a celebrar de maneira mais efusiva. Continuamos apostando nos artistas da terra, apoiando também as quadrilhas juninas, os arraiais de bairros e fazendo o São João que a cidade merece”, frisou o prefeito Álvaro Dias.

Na edição deste ano, o destaque fica por conta do apoio ao festival de quadrilhas juninas e os arraiais de bairro. A Prefeitura do Natal lançou no último dia 13 de maio seleções públicas voltadas para os Festejos Juninos num investimento total de R$ 517 mil para atender arraiais de rua e quadrilhas juninas. O edital apoia financeiramente até 18 Quadrilhas Juninas, sendo seis Quadrilhas do Município de Natal, outras dez da região metropolitana, uma Quadrilha Junina Infantil e uma Cômica do município de Natal. Além das quadrilhas, o edital premia financeiramente Rainhas (2), Casais de Noivos (2) e Marcadores (2). O Festival de Quadrilhas Juninas é uma tradição que leva mais de três décadas. Atende o segmento e brinda uma super estrutura para apresentação no pátio da Arena das Dunas.

“Esse é o maior apoio ofertado ao festival de quadrilhas juninas na história da cidade. Precisamos valorizar e fomentar essa genuína manifestação cultural do Nordeste. O trabalho realizado pelas quadrilhas juninas é magnífico, movimenta a economia, gera emprego, integra as comunidades envolvidas e traz alegria. Nada mais justo que o poder público incentive e apoie essa iniciativa”, disse Álvaro.

A outra seleção pública é voltada para apoiar 40 Arraiais de rua em Natal. Cada selecionado irá receber R$ 5 mil de apoio financeiro para poder realizar os festejos na rua do seu bairro. Os arraiais selecionados deverão acontecer no período de 15 de junho até 30 de julho de 2022.

Programação 

Árvore de Mirassol terá programação de 17 a 21 de junho

A programação do São João no Espaço Cultural Marilene Dantas começa no dia 17, com shows de Gilson Cavalcante e Selminha, a partir das 19h. No dia 18 de junho  tem João da Banda e Arte Circense com o espetáculo do palhaço Maçaroca e o Mágico Ryan, a partir das 17h30. As atrações musicais da noite serão Kanelinha e Panka de Bakana, a partir das 19h.

No domingo dia 19 tem João da Banda e Arte Circense a partir das 17h e shows de Nailson e Trancelim. Na segunda-feira dia 20 é a vez de Nara Costa (19h) e fechando as atrações musicais no dia 21 tem Jakcson Balai de Gato, às 19h.

Arena das Dunas terá festejos de 22 a 26 de junho

Na Arena das Dunas, no dia 22, tem Festival Gastronômico Junino e o Festival “Faz Mais Elino”, com shows de Leão Neto (19h), Concurso de Marchinhas (20h) e Rodolfo Amaral (21h) e Forró NaManha (22h). 

No dia 23 de junho, shows de Nailson (18h), Rodolfo Lopes (19h30), e Jaina Elne (21h30). Na sexta-feira, dia 24, é a vez de Bira Santos (18h), Roberto do Acordeon (20h), Yrahn Barreto (22h) e Padre Caio. No sábado (25) sobem ao palco Zé Hilton (18h), Luizinho Nobre (22h) e Khrystal. E no domingo (26) shows de Deus Nordestina do Forró (18h), Hugo & Heitor (20h) e Circuito Musical.