O AHAYÁ mais raiz de Natal está de volta à rua

 


Esse ano o aHAYá volta pra rua! Com tudo que tem direito: decoração junina, comidas típicas e claro, muito forró! Realizado como uma iniciativa independente em suas primeiras edições (2017 a 2019) e no formato virtual na última edição em 2020, em virtude da pandemia do COVID19, o projeto voltará às atividades na rua na próxima quarta-feira (15), no bairro de Potilândia.

Em sua trajetória o aHAYá tem sido pioneiro na busca pela preservação e reinvenção da memória cultural em torno do arraiá popular de rua, promovendo uma festividade de acesso gratuito dedicada à celebração dos laços comunitários através dos tradicionais símbolos juninos.

Desde a sua primeira edição, com realização da HD Produções, o aHAYá vem fazendo um trabalho efetivo sobre a importância do arraiá de rua durante o período junino, sendo um dos únicos eventos da cidade que parte do princípio de resgate desta memória cultural, de forma democrática e gratuita para a população. “Estimular a continuidade e a expansão desse tipo de ação é de fundamental importância para a preservação e reinvenção da tradição do festejo de rua da cidade de Natal”, destaca Haylene Dantas – idealizadora do projeto.

As atrações deste ano prometem encantar os amantes da cultura nordestina e das tradicionais festas juninas: Edicharles do Mamulengo & as presepadas de Baltazar fará uma atividade recreativa voltada para o público infantil e direcionada às crianças autistas; O trio Trancelim – que reúne músicos de larga experiência no movimento cultural do estado do RN, Lipe Guedes (sanfona), Ângela Castro (voz e triângulo), Maíra Soares (zabumba) – traz um repertório com clássicos do cancioneiro popular de compositores como: Dominguinhos, Luiz Gonzaga, Petrúcio Amorim, Zé Dantas, Elino Julião, Gilberto Gil dentre outros; também apresentam algumas canções autorais além de canções de outros estilos musicais interpretados em xotes/forrós; Duda Pereira e banda trazem um repertório para relembrar os antigos sucessos do “forró das antigas"; O cantor, compositor e rabequeiro Maciel Salú completa 25 anos de carreira em 2022. Para celebrar a data, o artista estreia duas novas músicas no São João: "La Cumbia Morena" e "Tempo e destino". Além das novas obras, o repertório do show é composto por músicas autorais do artista, parte delas presentes no disco “Baile de Rabeca”, e como o nome propõe, o baile é um show bastante dançante, formado por forrós de rabeca, xotes, marchinhas juninas, cumbias e merengues; e encerrando a programação o som do DJ Opa Bruno.

O evento é gratuito, mas a produção do evento solicita ao público a doação de 1kg de alimento não perecível. O total arrecadado será destinado a uma comunidade carente a ser definida no decorrer da execução do projeto.

O aHAYá de rua tem realização da HD Produções, com patrocínio da Prefeitura do Natal, através da Secretaria de Cultura Funcarte, e apoio da Brahma Cerveja.

SERVIÇO

AHAYÁ DE RUA

Dia 15 de junho, quarta-feira, a partir das 19h

Na praça do conjunto Potilândia

Realização: HD Produções