Marcelo Queiroz e dirigentes da Fecomércio RN prestigiam lançamento da Agenda Institucional da CNC


O presidente da Fecomércio RN e diretor Administrativo da CNC, Marcelo Queiroz, esteve presente no lançamento da Agenda Institucional do Sistema Comércio, nesta quarta-feira (22), em Brasília. O documento, produzido pelas áreas técnicas da Confederação Nacional do Comércio (CNC), apresenta propostas e pautas que fomentam o desenvolvimento do Comércio, Serviços e Turismo na gestão pública.

Segundo o presidente da CNC, José Roberto Tadros, esse é um marco histórico na história da entidade, que produziu um documento com ideias, pautas e direcionamentos escutando os pleitos da classe produtora de todas as regiões do Brasil.

“Essa ferramenta é um divisor de águas para o Sistema Comércio, que reúne os anseios do empresariado na promoção do desenvolvimento e contribui para a construção de um Brasil mais justo, baseado na segurança jurídica, livre mercado e democracia”, declarou Tadros.

O documento está sendo entregue aos candidatos à Presidência da República. Os primeiros a receberem foram o presidente Jair Messias Bolsonaro e a senadora Simone Tebet. Também será entregue aos parlamentares federais e estaduais, bem como aos candidatos aos Governos estaduais.

Para o presidente Marcelo, o documento expõe pontos de defesa em prol do desenvolvimento do Comércio, Serviços e Turismo. “Representamos as principais atividades econômicas do país e precisamos mostrar quais as nossas pautas prioritárias não só no âmbito nacional, mas também estadual e municipal. Os gestores públicos têm em mãos uma agenda de iniciativas que podem nortear suas ações desenvolvimentistas”, comentou.

A Agenda Institucional é também resultado das reuniões do projeto nacional Vai Turismo – Rumo ao Futuro, que reuniu representantes de instituições públicas e privadas que trataram das pautas de desenvolvimento para a atividade econômica. No Rio Grande do Norte, os trabalhos foram conduzidos pelo coordenador da Câmara Empresarial do Turismo, George Costa.

Acompanharam o momento, o vice-presidente da Fecomércio RN, Luiz Lacerda; o diretor Edmilson Pereira; diretor Executivo e de Relações Instituições, Laumir Barrêto; e o diretor de Inovação e Competitividade, Luciano Kleiber.

Sabatina

O momento de entrega da Agenda Institucional do Sistema Comércio contou com uma sabatina com os candidatos à Presidência da República.

Questionamentos sobre empreendedorismo, reformas administrativa e trabalhista, bem como turismo foram feitos ao presidente Jair Bolsonaro e a senadora Simone Tebet.

Jair Bolsonaro afirmou a intenção de recriar o Ministério da Indústria e do Comércio, com um representante indicado pelo setor, e listou ações como os marcos regulatórios aprovados para o segmento, além dos acordos comerciais e o leilão do 5G.

Para o Chefe de Estado, o país alcançou um patamar de relevância mundial, apesar da crise sanitária. “Todo mundo hoje reconhece a importância do Brasil. Nosso País é um porto-seguro, tem segurança jurídica, um Governo que cumpre seus contratos. Conseguimos avançar, mas a pandemia serviu como uma experiência dolorosa para todos nós”.

A senadora Simone Tebet comentou sobre a necessidade da igualdade de oportunidades para o empreendedorismo, além da importância de se ter a iniciativa privada como parceiro do Governo Federal.

“Para que possamos garantir o melhor ambiente de negócios é preciso acabar com a polarização, promover a estabilidade política e respeitar a harmonia dos Poderes. O Governo é um braço da sociedade. O outro braço é o empregador e o trabalhador, e o comércio é um parceiro fundamental”, disse.