IBGE e Aneel fazem acordo e contas de luz vão informar sobre Censo 2022 para facilitar visita de recenseadores

 


A quase dois meses do início das pesquisas para o Censo Demográfico 2022, consumidores de todo país serão lembrados nas contas de luz que a partir de 1º de agosto começam as visitas do recenseadores.

A medida foi decidida em meio a um acordo firmado entre o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), com o objetivo de facilitar o trabalho dos cerca de 200 mil recenseadores e agentes censitários nas visitas a mais de 70 milhões de domicílios nas 5.570 cidades do país.

A parceria foi acordada na última sexta-feira, dia 27, durante reunião entre a diretora-geral da Aneel, Camila Bomfim, o presidente do IBGE, Eduardo Rios, e o diretor de Pesquisas do instituto, Cimar Azeredo.

A implementação dos avisos sobre o Censo 2022 nas contas de consumo, no entanto, cabe a cada concessionaria. De acordo com o IBGE, algumas distribuidoras de energia já iniciaram a comunicação e a expectativa é de que todas incluam o aviso nas faturas.

A Aneel informou que fará um apelo às companhias para que divulguem o assunto tanto pelas contas de consumo quanto também pelos leituristas.