Fenômeno na internet, potiguar lança livro de poesia e prosa poética

 


Com mais de 640 mil seguidores em uma única rede social, a advogada potiguar Hortência Melo (29) acaba de lançar seu primeiro livro. Palavra e Afeto é um compilado de poesias e prosas poéticas que começou na internet, viralizou e agora chega ao mundo físico. Publicado pela editora Madrepérola, a obra está à venda nas principais livrarias digitais do país.

O primogênito desta jovem natalense, apaixonada por suas origens, traz lições de autoconhecimento, amor, resiliência, força de vontade, perda e superação. “É um livro de quem busca aprender sempre e se propõe a mudar um pouco por dia, em busca de sua melhor versão”, pontua a autora, que desde criança escrevia músicas, versos e crônicas. 

Foi a pandemia e suas incertezas que motivaram Hortência a compartilhar seus textos com o mundo pela internet. Em julho de 2020, ela criou, no Instagram, o perfil homônimo do livro: @palavraeafeto. Ali, estava decidida a romper barreiras dos próprios medos. Ela iniciou com postagens apenas escritas, mas logo começou a aparecer na telinha para dar mais vida aos textos autorais.

Em quatro dias de perfil ativo, saltou de dois para 10 mil seguidores. Páginas já consolidadas começaram a compartilhar seu conteúdo e algumas celebridades também. “A atriz Juliana Paes é uma grande entusiasta do meu trabalho”, comenta Hortência. Hoje, a jovem tem 647 mil pessoas acompanhando suas postagens diariamente na rede social. 

Também pela internet, foi procurada por um agente literário, que chamou atenção para o  potencial da escritora e para a possibilidade de lançar um livro com um compilado de suas poesias, crônicas e contos. Menos de um mês depois, o contato foi feito com a editora e, em apenas 15 dias, Hortência entregou aos editores alguns textos que fizeram sucesso em seu perfil, bem como poesias e crônicas inéditas.

“Nunca me enxerguei como escritora, poetisa ou compositora. Sempre me vi como advogada. A escrita era um hobby, uma atividade paralela de lazer. Mas hoje, as pessoas estão fazendo com que me enxergue diferente, das leis, das letras e das artes. Espero que meus leitores se identifiquem com o livro e que os textos as abracem. Mas quero lembrar que a interpretação é livre para cada cabeça”, explica a poetisa.

Hortência Melo é advogada, mestre em direito, escritora e compositora. Tudo isso com apenas 29 anos. Nascida e criada na capital do Rio Grande do Norte, já está com contrato fechado para um segundo livro, após o sucesso do seu primeiro lançamento. “Recebi essa nova proposta da editora e no início do próximo ano estaremos com mais um livro de minha autoria. Tudo aconteceu de uma forma muito natural e fico feliz, como potiguar, de estar conquistando esse espaço no mundo literário, ainda tão desvalorizado por aqui”, conclui.

O livro Palavra e Afeto está disponível no site da editora Madrepérola e também nas principais plataformas digitais do país.