Sessão Solene na ALRN relembra história e homenageia Exército Brasileiro

 


A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte realizou, na tarde desta segunda-feira (18), uma Sessão Solene em homenagem ao Exército Brasileiro, que completa 374 anos na terça-feira (19). A homenagem foi proposta pelo deputado Coronel Azevedo (PL) e contou com a participação dos deputados Getúlio Rêgo (PSDB) e Subtenente Eliabe (Solidariedade), além de autoridades militares e do Estado.

O Dia do Exército é celebrado em memória à Batalha dos Guararapes, que ocorreu em 19 de abril de 1648, no estado de Pernambuco. A data é marcada pela primeira luta dos povos do Brasil contra a dominação holandesa, em 1648, que contou com a reunião de portugueses instalados no Brasil, indígenas, como Filipe Camarão, e negros como Henrique Dias, em torno do projeto de expulsar os holandeses calvinistas, permitir a prática da religião católica e devolver o Brasil ao rei de Portugal. Desde então, o Exército teve papel importante em vários momentos da história brasileira.

Falando em nome do Exército, o General-de-Brigada Carlos José de Rocha Lima, comandante da 7ª Brigada de Infantaria Motorizada, historiou sobre a importância do Exército em diversas ações no país, além da própria defesa da soberania nacional. Citando exemplos de bravura, o general enalteceu o papel das Forças Armadas. "Esses heróis históricos têm sido faróis dos soldados brasileiros e dão ao país o orgulho de ter um Exército invicto nos campo de batalha", disse citando nomes que participaram de batalhas históricas. "Longe das flores de retórica, foram muitos os episódios em que o Exército de Caxias exerceu papel fundamental para resguardar os direitos dos brasileiros", disse.

Entre os deputados, Getúlio Rêgo e Subtenente Eliabe expuseram exemplos de como viam o Exército. Enquanto Eliabe rememorou os tempos em que serviu no Exército Brasileiro, Getúlio Rêgo relembrou sua atuação como médico no interior do Rio Grande do Norte durante regime militar e a resolutividade de problemas na área de Saúde naquele período da história. "Estamos com saudade dos tempos dos governos militares. Temos expectativa de que já já o Brasil retorne aos trilhos", disse o deputado.

Falando em nome dos parlamentares, Coronel Azevedo também discursou enaltecendo a importância do Exército, principalmente nas ações de enfrentamento à seca, construção e manutenção de estradas, e socorro em desastres ambientais. Segundo-tenente do Exército no fim dos anos 1980, Coronel Azevedo disse que a instituição foi fundamental para que ele permanecesse em Natal. " Sou grato por tudo o que aprendi no Exército. Parabéns a todos os que dedicam a sua vida, os de ontem e de hoje", disse Azevedo.

Ainda na solenidade, os deputados entregaram placas comemorativas ao comandante da Base Administrativa da Guarnição de Natal (B Adm Gu N), Coronel Evaldo Fortunato Campos; ao General Carlos José Rocha Lima, General Newton Mousinho de Albuquerque, Coronel Julio Cesar Brito de Souza, Coronel Ozael Teodósio de Melo, Tenente-Coronel Médica Andrea Guimarães Gurgel, Tenente Coronel André Luiz de Melo Franco, Tenente-Coronel André Luiz Lessa Gravina e Tenente-Coronel Leonardo Atico. Ferreira de Melo.