Liga Contra o Câncer e Senac RN lançam cursos de Especialização Técnica na área da saúde


Com o objetivo de capacitar profissionais técnicos na área de radioterapia e instrumentação cirúrgica, a Liga Norte Riograndense Contra o Câncer, em parceria com o Senac RN, lançou no final da manhã de hoje, 18, dois cursos de especialização técnica nessas áreas. 

        Com carga horária de 480h/aulas, duração de um ano e previsão de início das primeiras turmas já para o mês de julho, os cursos terão uma metodologia que irá privilegiar a experiência prática dos alunos em contextos reais, com cerca de 45% da carga horária voltada para atividades práticas, na estrutura física da Liga - que é centro de referência nacional para o tratamento em oncologia. O evento de lançamento aconteceu no auditório do Instituto de Ensino, Pesquisa e Inovação da instituição

        Na ocasião, o diretor do Instituto de Ensino, Pesquisa e Inovação da Liga, Edilmar de Moura Santos, reforçou o diferencial da parceria e dos cursos, que formarão profissionais aptos a desempenhar suas funções de imediato. "Essa nova parceria com o Senac busca, de forma objetiva, suprir a necessidade por profissionais cada vez mais capacitados na área e trará atualizações e aprofundamento em temáticas de extrema relevância para a área oncológica, estimulando o desenvolvimento profissional. Teremos, em um curto espaço de tempo, profissionais altamente capacitados e prontos para atuar em todos os níveis de assistência à saúde, oferecendo assistência especializada”.

        Para o diretor regional do Senac, Raniery Pimenta, a iniciativa reforça a atenção do Senac RN voltada para a área da saúde e trará benefícios não só para os profissionais de diversas localidades. “Este é o início de uma parceria que tem tudo para ser longa e duradoura. Temos certeza de que no médio e longo prazo formaremos não apenas profissionais do Rio Grande do Norte, mas também de vários outros estados do Nordeste”.

 Metodologia

        O processo metodológico deve atender à proposta didático-pedagógica que aponta para uma aprendizagem ativa e colaborativa, com estímulo à interação entre fundamentos teóricos e práticos. O curso terá aulas expositivas, discussões, leitura crítica de textos, com estudos de caso e pesquisas de campo, bem como seminários e palestras. A prática contemplará a experiência no estágio observacional supervisionado diante da estrutura e qualidade dos serviços da Liga, proporcionando experiência em situações reais de trabalho, conhecimento de rotinas e técnicas de atendimento.

Serviço:

Curso de Especialização Técnica em Radioterapia; e Curso de Especialização Técnica em Instrumentação Cirúrgica

Início das aulas: 18 de julho de 2022

Carga Horária: 480h/aulas

Local: Senac RN e Instituto de Ensino, Pesquisa e Inovação da Liga Contra o Câncer

Inscrições e informações: https://lp.rn.senac.br/saude-liga-senac