RN completa 7 dias consecutivos sem mortes causadas pela Covid

 


O Rio Grande do Norte completou, nesta sexta-feira 8, sete dias consecutivos sem mortes por Covid-19. No dia 1º de abril, foi registrado um óbito causado pela doença em todo o estado, na cidade de Parelhas, conforme os dados da Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap).

Até o momento, são 8.153 mortes por Covid e 499.986 casos da doença confirmados desde o início da pandemia. Além da queda no número de óbitos, as internações também diminuíram. Com a baixa demanda, o Governo do Estado decidiu converter grande parte dos leitos críticos Covid, do sistema público de saúde, para pacientes afetados por outras doenças.

A gestão estadual também desobrigou o uso de máscaras em ambientes públicos no dia 16 de março, e em ambientes fechados na última quarta-feira 6. Os dados são animadores, mostram que os casos de Covid-19 têm seguido um ritmo de queda e motivaram a desobrigação.

Os números de potiguares imunizados influenciam e ajudam a manter o momento de tranquilidade. Até esta quinta 8, 82% do público-alvo estava completamente imunizado contra a Covid. “A máscara é para quem tem sintoma [gripal]”, defendeu o pesquisador e coordenador do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/UFRN), Ricardo Valentim.

Já o pesquisador e membro do Comitê Científico do Nordeste, José Dias do Nascimento, defende que o RN deve permanecer em estado de alerta. “Estamos com indicadores em queda, com índices favoráveis e há uma certa tranquilidade. Porém, ainda há circulação [do vírus]. Apesar de todos os índices serem favoráveis, ainda temos risco epidêmico”, pontuou ele.