Projetos Show das Comunidades, Samba e São João nos Mercados serão lançados nesta segunda (11) em Natal

 


Na circularidade de culturas, no batuque das boas rodas de samba ou no aconchego de um bom forró pé de serra, acompanhado das melhores comidas tradicionais. Partindo da ideia de abraçar o que há de mais característico, tanto da região, quanto do período, serão lançados nesta segunda-feira (11) em Natal os projetos Samba e São João nos Mercados, além do Show das Comunidades.

O Samba no Mercado será realizado este ano a partir de 30 de abril, nos Mercados Públicos de Petrópolis, das Rocas e do Alecrim. O São João nos Mercados acontecerá a partir de 11 de junho nos três bairros citados anteriormente, além do Alecrim, das Quintas e do Espaço Cultural Iapiçara Aguiar. Já o Show das Comunidades passará por oito comunidades da cidade a partir de 28 desse mês. Todos os eventos terão acesso gratuito.

A programação é promovida por meio de uma emenda parlamentar impositiva do vereador Raniere Barbosa (Avante), visando fomentar a cultura regional e a economia criativa da capital potiguar.

Para apresentar a programação, o presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz, o vereador Raniere Barbosa, o presidente da Associação dos Produtores Culturais e Artísticos do RN (APCA/RN), Amaury Veríssimo Jr., e o fundador da Associação de Arte, Cultura, Assistência Social e Desenvolvimento Sustentável (ANDAR), Fernando Luiz, estarão nesta segunda no Salão de eventos do Sesc Rio Branco a partir das 12h.

Durante o ato, também será apresentado o Projeto de Capacitação Carnavalesca, além de sinalizada a relevância da Feirinha de Artesanato Arte na Rua, que estará presente em todas as edições do Samba no Mercado. O ano de 2021 contou com seis edições do projeto nos Mercados Públicos de Natal (Petrópolis, Rocas e Alecrim), que receberam mais de doze apresentações musicais de samba e pagode, com artistas potiguares. A iniciativa fortaleceu a inclusão desses espaços como pontos culturais e turísticos no município, servindo de vitrine para músicos, compositores, intérpretes e instrumentistas, reconhecidos pela excelência de seus trabalhos. Bem como proporcionou arte, cultura e entretenimento gratuito para a população.