Polícia Civil de Extremoz prende suspeito de praticar estelionato contra uma família residente no município


Policiais civis da Delegacia Municipal (DM) de Extremoz, com o apoio da Polícia Civil da Paraíba (PCPB), deram cumprimento, nesta quinta-feira (28), a um mandado de prisão preventiva, em desfavor de Renan da Silva Vale, 22 anos. Ele é suspeito de praticar o crime de estelionato contra uma família residente no município de Extremoz. O mandado foi expedido pela Vara Única da Comarca de Extremoz.

Renan da Silva teria realizado o crime de estelionato utilizando a foto de uma criança de um ano, portadora de Atrofia Muscular Espinhal (AME), do tipo 1, doença que atinge uma em cada dez mil crianças no Brasil; a atrofia possui uma taxa de mortalidade de, aproximadamente, até 90% dos casos. A família da criança iniciou uma campanha nas redes sociais para realizar a compra do remédio Zolgensma para o tratamento que, aplicado em dose única, possibilita a regressão da atrofia pelo resto da vida; ele funciona em 97% dos casos. O remédio é o mais caro do mundo, custa, em média, R$ 12 milhões de reais. No decorrer da campanha, a família recebeu a denúncia de que um suspeito estaria utilizando a foto da criança em outra conta, arrecadando dinheiro sob a mesma justificativa. Diante do fato, a família registrou a denúncia e as investigações foram iniciadas

O suspeito, que mora no município de Solânea, no estado da Paraíba, foi convocado para prestar depoimento. Na ocasião, confessou o crime e relatou que já havia recebido mais de 20 mil reais em doações; além disso, pontuou que os valores eram sacados imediatamente.

Ele foi encaminhado para o sistema prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça. A Polícia Civil solicita que a população continue enviando informações, de forma anônima, por meio do Disque Denúncia 181.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Polícia Civil/RN