Memorial do Legislativo recebe visita técnica da Comissão de Gestão da Memória do TRF

 


Servidoras que integram a Comissão de Gestão da Memória do Tribunal Regional Federal (TRF 4ª Região) fizeram uma visita técnica ao Memorial do Legislativo do RN nesta quinta-feira (28). A equipe conheceu o trabalho que vem sendo realizado na Assembleia Legislativa, tendo em vista que o TRF pretende instalar o seu próprio Memorial.

A equipe foi recepcionada pelo curador e historiador Plínio Saldanha, que fez a apresentação da expografia e todo o processo de criação desse espaço de preservação da história e da cultura, que funciona atualmente na sede da Assembleia Legislativa.

O interesse do grupo de servidoras surgiu a partir da notícia da visita, há uma semana, que os servidores do Memorial da Assembleia realizaram ao Memorial do Tribunal Regional Federal da 5ª Região – TRF5, para conhecer o espaço e trocar experiências.

O curador apresentou as instalações e além da própria história do Legislativo, fez um relato sobre como o Memorial do Legislativo se estruturou ao longo dos anos, incorporando objetos e itens raros ao seu acervo. A presença do clero, as mudanças de sedes do parlamento ao longo dos anos, a participação das mulheres na política, entre outros destaques foram apresentados à Comissão.

“Fomos a Recife conhecer o trabalho realizado no TRF diante da perspectiva de mudança de sede e um dos frutos dessa viagem foi o acerto de um workshop com o museólogo Albino Barbosa, que virá a Natal para ministrar esse curso voltado aos gestores do corredor cultural e a Comissão de Gestão da Memória já está convidada”, disse Plínio. O workshop será aberto ao público e deve acontecer no próximo mês.

Plínio Saldanha também falou sobre a mudança de sede, quando o Memorial passará a funcionar no Solar Tavares de Lira, em frente ao Solar Bela Vista e ganhará novo mobiliário e reestruturação no design atual das expografias. O casarão está sendo reformado e ontem recebeu visita técnica dos servidores do memorial da Casa para acompanhar a obra.

O Memorial do Legislativo Potiguar foi implantado pela Resolução 055/2009 com um dos principais objetivos de promover o resgate e a divulgação da história do Poder Legislativo Estadual, contribuindo para o desenvolvimento da história política, administrativa e cultural do Rio Grande do Norte e do Brasil.