Morre o ex-senador Garibaldi Alves, pai de Garibaldi Filho, aos 98 anos

 


O ex-senador Garibaldi Alves faleceu na manhã desta quinta-feira (07). Ele já vinha enfrentando problemas de saúde há três anos. Segundo informações apuradas pelo Agora RN, o político morreu por causas naturais por volta das 04h30. Ainda não há informações sobre o velório e sepultamento.

Garibaldi é pai do ex-senador Garibaldi Alves Filho e avô do deputado federal Walter Alves.

Biografia

Garibaldi Alves é o quarto dos nove filhos do casal Nezinho e dona Liquinha Alves. Ele começou sua carreira política em 1958, quando foi eleito deputado estadual. Depois, foi reeleito para a Assembleia Legislativa por mais duas vezes: em 1962 e em 1966.

Como deputado, ocupou o cargo de primeiro vice-presidente da Assembleia Legislativa; e nesse posto chegou a assumir o Governo do Estado. Durante a Ditadura Militar (1964/1985), em 1969, teve seu mandato parlamentar cassado e seus direitos políticos suspensos por dez anos, da mesma maneira que seus irmãos, o ex-governador Aluízio Alves e o então prefeito de Natal, Agnelo Alves. Depois de sua cassação, assumiu nos anos 70 a superintendência das empresas do grupo têxtil UEB no Rio Grande do Norte.

Na década de 1980 foi vice-governador na gestão do governador Geraldo Melo (1987-1990). Durante aquela administração assumiu o governo do Rio Grande do Norte por duas vezes. Agropecuarista com influência política no município de Pedro Avelino, ele também foi diretor do Serviço Social da Indústria (SESI) no Estado; e diretor da extinta Telern, empresa de telecomunicação que foi criada na gestão do governador Aluízio Alves (1961/1965). Garibaldi Alves é casado com Maria Vanice Alves, com quem teve quatro filhos: Garibaldi Alves Filho (senador), Paulo Roberto Chaves Alves (conselheiro do TCE), Maria Auxiliadora Alves dos Santos e Maria das Graças Alves Emerenciano.

* Com informações do Correio Braziliense e 98 FM.