José Agripino projeta dois federais e pelo menos três estaduais no União

 


O ex-senador e ex-governador José Agripino Maia está com boas expectativas para o primeiro pleito eleitoral do União Brasil, partido que nasceu da fusão entre o DEM e o PSL e que é presidido no RN por ele. Para o experiente político potiguar, as nominatas que estão sendo formadas no UB são competitivas e devem fazer um bom número de representantes tanto na Câmara dos Deputados, como na Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Norte (ALRN).

A nominata federal é a que parece mais próxima de estar fechada. Em entrevista do ex-senador ao Bom Dia CBN, na manhã desta terça-feira (5), pelo menos oito nomes foram apresentados como pré-candidatos a deputado federal nas eleições de outubro. Entre os postulantes, dois são detentores de mandato no Congresso Nacional e tentarão a reeleição: Benes Leocádio e Carla Dickson.

O começo dessa formação se deu com uma conversa entre o ex-congressista e o presidente da Câmara Municipal de Natal, Paulinho Freire, que recentemente deixou o PDT e desembarcou na nova sigla. “O importante é se dizer que as coisas não foram feitas por mim impondo nomes”, disse Agripino, que completou: “Eu chamei Paulinho Freire, no primeiro momento, para a gente discutir política, a composição do partido, a filiação dele. Daí começou um trabalho e a coisa evoluiu para a formação de uma chapa poderosa”.

Além de Paulinho, Benes e Carla Dickson, a nominata para deputado federal conta também com outros nomes que o ex-senador considera com “respeitabilidade comprovada e de capital eleitoral visível”. Somam-se ao projeto do União Brasil o ex-prefeito de Pau dos Ferros, Leonardo Rêgo, a vereadora de Natal Camila Araújo, a vereadora de Parnamirim Carol Pires, a ex-deputada federal Sandra Rosado e a ex-primeira dama de Assu, Vanessa Lopes. “Estamos com uma chapa praticamente fechada. A caminho de fechar”, diz José Agripino, que celebra a boa participação feminina na formação que deve ter o nome nas urnas em outubro. Até aqui são pelo menos cinco mulheres na nominata para a Câmara dos Deputados: Camila Araújo, Carla Dickson, Carol Pires, Sandra Rosado e Vanessa Lopes.

“A nossa expectativa é boa de nós fazermos dois deputados federais, com a nominata que conta com dois deputados federais com mandato e mais pessoas do tipo que acabei de falar. Mulheres e homens de respeitabilidade comprovada e de capital eleitoral visível”, diz o ex-senador José Agripino.

Para a nominata estadual, o ex-senador também está bastante otimista com a possibilidade de bons resultados nas eleições deste ano. Até o momento, segundo Agripino, a composição conta com 15 nomes de 29 possíveis, e ele acredita que se o partido fosse para as urnas só com os pré-candidatos de hoje, o União Brasil faria pelo menos três deputados estaduais.

Entre os 15 nomes já postos como pré-candidatos a uma cadeira na Assembleia, alguns já são conhecidos do eleitorado potiguar, como os vereadores de Natal Robson Carvalho, Tércio Tinôco e Felipe Alves, além dos ex-deputados Cláudio Porpino e Larissa Rosado, bem como lideranças locais de várias regiões do interior potiguar, como Maurício, vice-prefeito de João Câmara, e Taveira Júnior, filho do prefeito de Parnamirim, Rosano Taveira.

Sondagens para volta de José Agripino

O ex-senador falou também sobre as últimas notícias que o apontaram como um possível nome para assumir o posto de candidato da oposição.  Agripino conta que houve sim algumas sondagens e até recados chegou a receber, mas destaca que voltar a ser candidato não faz parte dos seus objetivos neste momento.

“O meu objetivo é a eleição de representantes que componham o quadro de parlamentares do União Brasil. Eu pessoalmente não pleiteio ser candidato nem a governador, nem a senador. Estou cuidando dos interesses do estado da minha maneira. Sondagens existiram, ouvi com muito respeito, mas entendo que elas ficam só no campo das sondagens”, disse José Agripino.


Com informações do Novo Notícias