Certificado Digital facilita declaração de Imposto de Renda para pessoas físicas e jurídicas

 


Credencial usada na emissão de nota fiscal eletrônica e assinatura digital de documentos desburocratiza a vida do empreendedor 

 

Ferramenta fundamental para segurança e agilidade na vida de empresários e profissionais liberais, o Certificado Digital ganha uma nova aplicação este ano. A partir do dia 15 de março, a Receita Federal amplia o acesso da versão pré-preenchida do Imposto de Renda através da autenticação no portal gov.br. Porém, apesar de garantir aos usuários mais facilidade e rapidez na transmissão das informações para RF, apenas 30% dos brasileiros possuem a credencial. Desde 2010, a Fecomércio RN é Autoridade de Registro de certificação e oferece o serviço aos potiguares, através da Certisign. 

 

Disponível para Pessoa Física e Pessoa Jurídica, o Certificado Digital é usado para como documento de identidade em meios eletrônicos, assinatura digital, mas também é importante para emissão de notas fiscais eletrônicas. 

 

“Além de dar garantia que os dados são preservados, elimina uso de papel e torna mais ágil o acesso às informações. No caso do Imposto de Renda, também diminui a burocracia, porque com o Certificado Digital, o contribuinte não precisa perder tempo durante a declaração, colocando todos aqueles recibos e documentos. O sistema da Receita Federal puxa todos vinculados ao CPF ou CNPJ durante o ano-base, bastando ao usuário só assinar digitalmente”, explicou o gestor técnico da Fecomércio, Célio Guedes. 

 

Líder na emissão de Certificados Digitais no Rio Grande do Norte, a Fecomércio conta com 10 postos de atendimento em todo estado, com unidades em Natal, Mossoró, Nova Cruz, Macaíba, Santa Cruz, Assú e Currais Novos. 

 

COMO SE CERTIFICAR? 

 

A aquisição do Certificado Digital é realizada de forma rápida. Em cerca de 10 minutos, o usuário já sai certificado. Além do atendimento presencial, desde 2020 a Fecomércio RN oferece o serviço on-line, via videoconferência. 

 

“Hoje, cerca de 70% dos clientes que nos procuram dão preferência ao atendimento virtual. Seja para fazer o seu certificado ou renová-lo, os serviços e tempo de execução são os mesmos. Com isso, ganha também o usuário, que não necessita sequer estar no estado ou no país para garantir a certidão. Ou seja, o empresário pode fazer negócio estando em qualquer lugar do mundo com a segurança da proteção dos dados”, detalhou Célio Guedes. 

 

Com objetivo de facilitar ainda mais o atendimento, procurando a sede da Fecomércio não é necessário realizar agendamento prévio, mas caso o interessado deseje reservar horário pode acessar o site www.fecomerciorn.com.br ou tirar dúvidas no 3026-9410. 

 

FACILIDADES 

 

Ao procurar a Fecomércio RN para fazer o Certificado Digital, o empreendedor tem acesso a uma série de facilidades e garantias. Os clientes que são Microempreendedores Individuais (MEI) pagam valor especial. Já os associados ao Programa de Relacionamento Fecomércio com VC têm 25% de desconto na aquisição da credencial, tanto Pessoa Física quanto Pessoa Jurídica. 

 

O pagamento pode ser feito via PIX, boleto ou cartão de crédito, podendo parcelar em até 12 vezes sem juros. 

 

Aos que desejem saber mais informações sobre o Programa de Relacionamento Fecomércio com VC, que oferece benefícios comerciais diferenciados e exclusivos às empresas instaladas no Rio Grande do Norte, acesse o site https://bit.ly/FecomercioComVC  

 

SEGURANÇA ACIMA DE TUDO 

 

Além da segurança na proteção dos dados, todo processo é digitalizado. Ou seja, nenhum documento fica com a Fecomércio RN. “Se um cliente faz a certificação agora e daqui 10 minutos precisa de alguma informação, é necessário informar o CNPJ ou CPF. É um cuidado maior em atenção Lei Geral de Proteção de Dados”, garantiu o gestor. 

 

Outro fator de segurança, é o cadastro da biometria. Quando é feito o cadastramento facial, esses dados são verificados através de cruzamento de dados com sistemas do Denatran. “Com isso, conseguimos atender todos os países por videochamada. Por exemplo, se o empresário está em Portugal e precisa renovar o seu certificado, conseguimos fazer a biometria e garantimos que fidelidade da informação”, finalizou. 

 

ONDE ENCONTRAR 


 

Os postos de atendimento de Certificado Digital da Fecomércio estão localizados em sete cidades potiguares. São eles: 

 

CIDADE 

ENDEREÇO 

NATAL 

Sede da Fecomércio RN – Av. Alexandrino de Alencar, 562. Alecrim  

Sindilojas RN – Rua Assú, 506. Tirol  

Fiern – Av. Salgado Filho, 2860. Lagoa Nova  

Sebrae – Av. Lima e Silva, 76. Lagoa Nova 

MOSSORÓ 

Sebrae Mossoró - R. Rui Barbosa, 630 – Centro 

NOVA CRUZ 

Sindivarejo Nova Cruz – Rua Dr. Pedro Velho, 24. Centro 

MACAÍBA 

Sindcomércio Macaíba - Rua José Gomes Mafra, 15. Centro 

SANTA CRUZ 

Sindivarejo Santa Cruz – Rua Alfredo Lima, 69. Centro 

ASSÚ 

Sindivarejo Assú - Rua Prefeito Manoel, 214. Centro 

CURRAIS NOVOS 

Sindivarejo Currais Novos – Av. Dr. Sílvio Bezerra, 819. Centro