Câmara Municipal entrega Título de Cidadão Natalense a presidente do Comitê Olímpico do Brasil

 


O caicoense Paulo Wanderley Teixeira recebeu, nesta terça (08), o Título de Cidadão Natalense na primeira sessão solene de 2022 na Câmara Municipal. Desde 2017 e até 2024, ele é presidente do Comitê Olímpico do Brasil (COB). A proposição foi do vereador Kleber Fernandes (PSDB).

“Outorgar um título de cidadão da nossa cidade a alguém é uma enorme responsabilidade. Por isso é extremamente especial para mim agraciar esse caicoense de nascimento, que tem um legado que orgulha todo o Rio Grande do Norte e, sem dúvida, é pleno merecedor dessa honraria”, justificou o propositor, ressaltando que o homenageado é o primeiro potiguar a presidir o COB.

“Paulo Wanderley tem no Judô sua base esportiva e desde que se graduou em educação física, há 50 anos, coleciona feitos e escreve uma belíssima história no esporte, sobretudo o olímpico, com passagens como técnico da Seleção Brasileira de Judô. Nos Jogos Olímpicos de Barcelona, em 1992, teve a missão de orientar ninguém menos que o medalhista de ouro Rogério Sampaio. A carreira dele foi coroada ainda por passagens, como técnico, pelos Jogos Pan Americanos de 1991 e pelos Mundiais de Judô de 1991 e 1993. De técnico passou a dirigente, tendo presidido a Federação e a Confederação Brasileira de Judô, além das confederações Pan-Americana e Sul-Americana de Judô, até assumir a presidência do COB”, resumiu o vereador sobre o extenso currículo e méritos do homenageado.

“Sob o comando de Paulo Wanderley, o COB promoveu, em Natal, três etapas dos Jogos da Juventude, em 2018 e 2019, sendo uma nacional e duas regionais”, acrescentou a secretária municipal de Esportes, Jódia Ferreira Santos, que considerou a homenagem muito justa pela visibilidade que o homenageado sempre viabilizou para Natal e o Rio Grande do Norte, através da própria história e conquistas, bem como pelos eventos esportivos que trouxe para cá.

Aos 71 anos e detentor de títulos de cidadão de capitais brasileiras como Maceió/AL, Vitória/ES e Belo Horizonte/MG; Paulo Wanderley Teixeira confessou que ansiava ser cidadão natalense. “Estou muito feliz por, agora, ser de direito, o que eu já me sentia de fato. Minha relação com Natal vem da década de 70, através do esporte, como chefe de delegações do Judô, e também dos laços familiares que mantenho com a cidade. Recebendo esse Título, sinto-me reconhecido e valorizado, e agradeço à Câmara Municipal de Natal, através do vereador Kleber Fernandes”, disse o homenageado.