Obras da Pinacoteca do Estado participam de mostra modernista em SP




Floral com Pássaro”, de Dorian Gray e “O Vaqueiro”, de Moura Rabello, estarão expostas no SESC SP a partir desta quarta-feira (16)

As obras “Floral com Pássaro”, de Dorian Gray e  “O Vaqueiro”, de Moura Rabello, pertencentes ao Acervo da Pinacoteca do Estado, representam o RN de desta quarta-feira (16) até 7 de agosto na exposição  “Raio-que-o-parta: ficções do moderno no Brasil”, promovida pelo Sesc em São Paulo.

A pintura de Moura Rabello está inserida no núcleo “Deixa Falar” da exposição que exibe a presença de personagens e manifestações advindos dos povos originários no Brasil. A tapeçaria de Dorian Gray integra o núcleo  “Centauros Iconoclastas” que investiga aspectos modernos da arte brasileira com enfoque nas humanidades, animalidades, mitos, e metamorfoses.

A mostra, que será exposta na unidade 24 de Maio do Sesc paulista, celebra o centenário da Semana de Arte Moderna e o bicentenário da Independência, juntamente com 600 obras de 200 artistas, o espaço expositivo da unidade terá visitações livres e gratuitas.
 
O objetivo da exposição é  refletir criticamente sobre as datas, analisando-as em contextos históricos sobre a modernização do território brasileiro, o que simbolizaram no passado e o que mobilizam no presente em projeto para o futuro, a mostra traz obras de artistas, como Lídia Baís, Mestre Zumba, Genaro de Carvalho, Anita Malfatti, Tomie Ohtake, Raimundo Cela, Pagu, Alberto da Veiga Guignard, Rubem Valentim, Tarsila do Amaral, Mestre Vitalino, dentre outros. O título da exposição é inspirado por um estilo arquitetônico encontrado em fachadas de casas antigas de Belém (PA).