Ministério da Defesa estuda criação de colégio militar em Natal, garante Girão

 


O deputado federal General Girão se reuniu, na tarde desta terça-feira (1), com o ministro da Defesa, General Braga Neto, para tratar de assuntos relacionados à pasta, em especial, a implantação do Colégio Militar de Natal. Durante a reunião, o ministro garantiu ao General Girão a realização de estudos sobre a viabilidade de instalação deste modelo de ensino na capital potiguar.

No primeiro ano de mandato, em 2019, o presidente Jair Bolsonaro anunciou a criação de alguns colégios militares pelo Brasil como, por exemplo, o de São Paulo, que está em andamento, o da Vila de Deodoro, no Rio de Janeiro, e o de Natal, no Rio Grande do Norte. A instalação destes equipamentos, porém, sofreu atrasos motivados pela pandemia do Covid-19.

“A criação de colégios militares é uma das ações do Governo Bolsonaro. Em 2019, nós tivemos do presidente a promessa de um colégio nestes moldes em Natal, mas infelizmente, o trâmite sofreu atrasos. Em reunião com o ministro Braga Neto, nós retomamos o assunto e solicitamos que seja feita uma avaliação de viabilidade, bem como dos custos, para a implantação do nosso colégio militar”, afirmou o General Girão.

Segundo o deputado federal, a ideia é que o Colégio Militar de Natal seja inserido em um novo modelo de gestão compartilhada entre as três Forças: Exército, Marinha e Aeronáutica. “Fiquei muito feliz em ter sido recebido pelo General Braga Neto e sua equipe e por termos saído desta reunião com a garantia de que o grupo de estudo para analisar a viabilidade deste pleito será criado muito em breve. Espaço e vontade nós já temos. Agora, é dar andamento ao projeto, afinal de contas, o ensino militar nestes colégios já existentes é reconhecidamente de excelência e os nossos jovens merecem ter essa chance”, acrescentou o parlamentar.