Idosa retira cisto gigante de 10 kg no norte do Rio

 


Uma idosa de 65 anos passou por uma cirurgia na terça-feira (15) no Hospital Armando Vidal, em São Fidélis, no Rio de Janeiro, para ter um cisto de cerca de 8 a 10 quilos retirado do ovário.

Responsável pela operação, o ginecologista e obstetra, Marino Oliveira, afirmou que esse cisto de ovário foi o maior que ele já viu. O cisto tinha um tamanho semelhante ao de uma bola de futebol, de 40 a 50 centímetros.

“Estamos em um hospital pequeno e do interior, então não tínhamos uma balança para pesar o cisto, nem fita métrica”, disse o médico ao Metrópoles sobre a falta de precisão a respeito do tamanho do tumor.


Cirurgia arriscada

A cirurgia foi feita pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e durou pouco mais de uma hora. Foi uma operação complexa e arriscada, porque a paciente é idosa, hipertensa, diabética e com histórico de infarto.

O médico relatou que, apesar de magra, a idosa estava com uma barriga parecida com a de uma gestante no final da gestação. O profissional afirmou que se trata de uma caso raro pelo tamanho, mas cistos no ovário são muito comuns.

A paciente foi levada para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) logo após a cirurgia. Ela já teve alta e está se recuperando bem em casa. A equipe médica aguarda o resultado da biópsia do cisto.

Dores

O obstetra Marino Oliveira atendeu a paciente pela primeira vez há três semanas. A mulher relatava como sintomas dores na barriga e inchaço nas pernas.

“Ela se queixava de aumento de volume abdominal não sabendo informar há quanto meses ou anos o abdômen dela tinha começado a crescer”, afirmou o médico.

Oliveira explicou que o cisto poderia ter comprimido e obstruído outros órgãos agravando o quadro de saúde da paciente.

Fonte: Metrópoles