FNF acata pedido do MP para torcida única em clássicos entre ABC e América

 


A Federação Norte-Rio-Grandense de Futebol, por meio do presidente José Vanildo, decidiu acatar a Recomendação editada pelo Ministério Público do Estado do Rio Grande do Norte, para que, nos jogos entre ABC Futebol Clube e América Futebol Clube, seja permitida, no estádio, apenas a presença da torcida do time mandante. A restrição será posta em prática já no próximo clássico-rei entre as duas equipes. A recomendação foi assinada nesta sexta-feira (4) e será publicada na edição deste sábado (5) do Diário Oficial do Estado (DOE).

Segundo a nota FNF, a Recomendação deve ser cumprida, mas reforça que esta medida, por si só, não irá acabar com a violência entre torcidas organizadas, “a esmagadora maioria dos confrontos tem ocorrido longe das praças esportivas, fora do alcance dos olhos atentos da Polícia e do Ministério Público”, disse a instituição.

Ainda no comunicado, a Federação solicita aos órgãos competentes, uma maior rigor nas investigações e punições aos torcedores envolvidos nas confusões.

“Aos órgãos competentes, a FNF pede que reforcem o trabalho de investigação, de Inteligência, bem como os procedimentos no âmbito jurídico, para que os responsáveis por toda essa violência, que afasta o torcedor e as famílias dos estádios de futebol, não continuem impunes, protagonizando cenas de selvageria como as que assistimos no dia do último clássico entre ABC e América, longe do local do jogo e cerca de 7 horas antes da bola rolar no estádio”, finaliza.

A recomendação é baseada em vasto material apresentado pelo Comando da Polícia Militar, onde se verificou inúmeros atos de vandalismo, crime e total descaso com o que define o Estatuto do Torcedor como normas a serem observadas pelas Torcidas Organizadas, após a confusão de torcedores antes da partida entre ABC e América, no Frasqueirão, pela quinta rodada da Copa Natal, equivalente ao primeiro turno do Campeonato Potiguar.

Recomendação

Além da recomendação à Federação Norte-rio-grandense de Futebol (FNF) que adotasse, de forma imediata, jogo de torcida única nos clássicos entre ABC e América, o Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) também recomendou ao comando da Polícia Militar que fiscalize situações de risco, buscando evitar confronto entre torcedores, que seja determinado o uso do poder polícia, de forma motivada, para controle e acesso de torcedores com camisas do time adversário.

Aos clubes ABC e América, o MPRN recomendou que se abstenham de realizar qualquer tipo de evento no dia do jogo, sem que antes seja autorizado e vistoriado pela PM, inclusive devendo ser vedado o acesso do torcedor às dependências do complexo esportivo sem prévia revista de segurança por parte da Polícia Militar. A FNF tem prazo de 48 horas para informar sobre o atendimento da recomendação.

O MPRN reforçou que esses atos criminosos têm sido praticados de forma reiterada nos jogos entre ABC Futebol Clube e América Futebol Clube, colocando em risco a integridade física de todos que se deslocam até as praças esportivas, inclusive os profissionais envolvidos no evento. Além disso, a proteção aos interesses coletivos do torcedor deve prevalecer sobre quaisquer outros interesses financeiros ou particulares, seja do torcedor, seja de agremiações envolvidas no certame em andamento.

Novo Notícias